Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Exatas > Engenharia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

O Papel das Telecomunicações na Globalização

Trabalho enviado por: Felipe Passos Santos Gomes de Araújo

Data: 22/04/2003

O Papel das Telecomunicações na Globalização


Introdução

Ao contrario do que se pensa a globalização é um fenômeno que acontece desde da antigüidade, quando o Egito dos Faraós dominava o "mercado mundial de cereais" ou milênios mais tarde quando os sucessivos impérios (babilônicos, sírios, até os romanos), controlavam todo o velho mundo impondo suas línguas, cultura e interesses.

Portanto a globalização tal como conhecemos hoje é resultado dos fatos históricos e um conjunto de medidas políticas, das necessidades e prioridades dos agentes econômicos e do desenvolvimento dos meios de comunicação à distância.

Na política é importante ressaltar os acordos de livre comércio (como o MERCOSUL, União Européia, entre outros) estes acordos causam outros efeitos como adequamento de leis, tarifas alfandegárias e políticas econômicas entre os países participantes.

No aspecto econômico estão os organismos internacionais FMI (Fundo Monetário Internacional), OMC (Organização Mundial do Comércio) e as empresas multinacionais que criaram o "consumismo", fazendo com que as necessidades de consumo tornassem "globalizadas". Em todo mundo pessoas almejam comprar um determinado carro, conseguir um novo computador, comer em um "Mc Donald¢ s" ou beber "Coca-Cola". Estas empresas transcendem as fronteiras étnicas, religiosas e nacionais. Por exemplo, a "Coca-Cola" é bebida tanto nos Estados Unidos, capitalista rico, no Brasil, capitalista em desenvolvimento, na África pobre, quanto no Oriente Médio muçulmano e na China comunista (ambos inimigos dos EUA).

Os meios de comunicação são o alvo desta monografia: seu surgimento, o desenvolvimento, seus diversos tipos (rádio, televisão, telefone, internet), a influência das telecomunicações na história moderna tanto do Brasil quanto no mundo e a sua intima ligação com a globalização e o capitalismo.

 

Diferenças Básicas entre Telecomunicações e Comunicações

O modelo básico da comunicação é:


De acordo com este modelo, para haver comunicação é necessário que haja pelo menos duas pessoas numa conversa. Já nas telecomunicações é preciso de apenas um emissor e um receptor, este modelo é chamado "simplex monopontual" (ver fig. 1).No caso de uma estação de rádio ou de televisão, há um transmissor e diversos reptores formando um sistema "simplex multipontual" (ver fig. 2), mesmo que for considerado a possibilidade dos receptores enviarem uma carta, telefonarem ou mandarem um "e-mail", esta comunicação é facultativa e não utiliza o mesmo meio de comunicação.

No caso de conversação há dois tipos de modelos o "semi-duplex" onde apenas um dos participantes pode falar de cada vez, por exemplo o "walk-talk", o outro é o "full-duplex" ou "duplex" (ver fig. 3) onde os participantes podem transmitir e receber informações ao mesmo tempo, como exemplo o telefone celular, teleconferência e internet .

 

O Desenvolvimento das Telecomunicações

A humanidade sempre desejou comunicar-se com outros que estão distantes, pelos mais variados motivos, um pai querendo avisar seu...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town