Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Odontologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: História da Fotografia

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA   Imagem e Cognição Desde os primórdios da humanidade a imagem vem sendo utilizada como meio de expressão da realidade, como temos relatos científicos das pinturas rupestres ainda em tempos pré-históricos. No entanto, sua evolução foi bem…


Publicidade



Publicidade

Amálgama Dental

Trabalho enviado por: Tiago

Data: 22/04/2003

Amálgama Dental

 

Introdução

Um amálgama é um tipo especial de liga que contém mercúrio como um de seus constituintes. Como o mercúrio é líquido à temperatura ambiente, pode formar ligas com outros metais que estejam no estado sólido. Essas ligas podem ser classificadas como: ligas ricas em cobre, ligas pobre em cobre, ligas de fase dispersa ou ligas de composição única.

Existem vários fatores que afetam a qualidade das restaurações de amálgama como por exemplo: relação mercúrio:liga, condensação, escultura e acabamento, alterações dimensionais, deterioração marginal, etc.

Esse trabalho visa esclarecer e salientar vários desses pontos e aspectos.


Composição da liga

A especificação N°1 da ADA exige que as ligas de amálgama contenham, predominantemente, prata e estanho. Quantidades não especificadas de outros elementos, como cobre, zinco, ouro e mercúrio, são permitidas em concentrações menores do que o conteúdo de prata e estanho.

Durante a década de 70, muitas ligas de amálgama contendo entre 6 e 30% de cobre foram desenvolvidas. Muitas destas ligas ricas em cobre produzem amálgamas que são superiores em muitos aspectos aos amálgamas tradicionais pobres em cobre. Para produzir o amálgama dental, o mercúrio é misturado com o pó da liga de amálgama. O produto da mistura é uma massa plástica igual à que ocorre na fundição das ligas a temperaturas entre as do liquidus e do solidus. Instrumentos especiais são usados para forçar a massa plástica dentro da cavidade preparada pelo processo conhecido como condensação.

A transformação da mistura pó-mercúrio em uma massa plástica é seguida pela presa e endurecimento do amálgama, quando o mercúrio líquido é consumido na formação de novas fases sólidas.

Fases Metalúrgicas do Amálgama Dental: são designadas pelas letras gregas ? (gama).

A Influência das Fases Ag-Sn sobre as Propriedades do Amálgama: se a concentração de estanho ultrapassa 26,8%, forma-se uma mistura da fase ? com uma fase rica em estanho. A presença da fase rica em estanho aumenta a quantidade da fase estanho-mercúrio formada, quando a liga é amalgamada. A fase estanho-mercúrio não resiste à corrosão e é o componente mais fraco do amálgama dental. Amálgamas de ligas ricas em estanho demonstram menor expansão do que as ligas ricas em prata.


Fabricação do pó da liga

Pó Usinado: as aparas produzidas geralmente têm forma de agulha.

Recozimento para Homogeneização: o lingote fundido de uma liga de prata-estanho contendo grãos não-homogêneos com composição variável. Para restabelecer a relação de equilíbrio de fases, é executado um tratamento térmico homogeneizador.

Tratamentos da Partícula: o tratamento ácido das partículas da liga é há anos uma rotina de fabricação. A função exata deste tratamento não está totalmente compreendida, porém, está relacionada com a dissolução preferencial de componentes específicos da liga. Amálgamas produzidos a partir de pós lavados em ácidos tendem a ser mais reativos que aqueles feitos com pós não-lavados.

Atomização do Pó: o metal liquefeito é atomizado em gotículas esféricas. Estes pós atomizados são chamados de pós esféricos. Estes pós recebem um tratamento térmico que altera os grãos e torna lenta a reação dessas partículas com mercúrio. E são, também, geralmente tratados com ácido.

Tamanho das Partículas: o tamanho médio das partículas dos pós modernos varia entre 15 e 35 micrômetros. A influência mais significativa sobre as propriedades do amálgama se relaciona com a distribuição dos tamanhos das partículas em torno da média. As partículas podem ser classificadas de acordo com os tamanhos e, desta maneira, são misturadas para produzir um pó com uma distribuição de tamanho ótimo. A tendência atual da técnica do amálgama favorece o emprego de partículas com tamanho médio a pequeno, para produzir um endurecimento mais rápido do amálgama com uma resistência inicial maior.

Ligas Usinadas Comparadas com Ligas Atomizadas: amálgamas produzidos de pós usinados ou pós derivados da mistura de limalhas e ligas esféricas tendem a resistir melhor à condensação do que os amálgamas produzidos totalmente de pós esféricos. Ligas esféricas exigem menor mercúrio do que as ligas usinadas típicas porque as ligas esféricas têm uma área de superfície menor por volume do que as ligas usinadas. Amálgama com menos quantidade de mercúrio geralmente tem propriedades melhores.


Amalgamação e estrutura resultante

Ligas Pobres em Cobre: a amalgamação ocorre quando o mercúrio entra em contato com a superfície das partículas da liga de Ag-Sn. O mercúrio se difunde dentro das partículas da liga. O mercúrio tem um limite de solubilidade para a prata e para o estanho. Quando esta solubilidade é ultrapassada, cristais de dois compostos metálicos binários precipitam dentro do mercúrio. Estes são os corpos centrais cúbicos do composto Ag2Hg3 (a fase ?) e o composto hexagonal fechado Sn7-8Hg ( a fase ?2). Por ser menor a solubilidade da prata no mercúrio do que a do estanho, a fase ?1 precipita primeiro que a fase ?2. À medida que o mercúrio desaparece o amálgama cristaliza. Um típico amálgama pobre em cobre é um composto em que as partículas não-consumidas estão presentes nas fases ?1 e ?2.

As propriedades físicas do amálgama endurecido dependem da percentagem relativa das fases microestruturais. As partículas Ag-Sn não-consumidas têm um efeito forte. Quanto mais dessas fases forem retidas na estrutura final, mais resistente será o amálgama. O componente mais fraco é a fase ?2. a alta proporção de fase ? não-consumida não...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town