Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Medicina

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Ascaridíase

Trabalho enviado por: Bruna Cirqueira Cavalcante

Data: 18/09/2006

Ascaridíase


Introdução

A ascaridíase é uma doença parasitária do homem, causada por um helminto do filo Nematoda. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia. Quando há grande numero de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.


1. Epidemiologia

Dados recentes indicam que o Ascaris lumbricoides é o helminto mais freqüente nas áreas tropicais. A prevalência é de aproximadamente 30% da população mundial e mais de 50% da brasileira.

A faixa etária mais acometida é a das crianças de um a dez anos (70% a 90%), pelos costumes de brincar com terra e de levar a mão à boca.

Os fatores que interferem na alta prevalência são:

  • A grande produção de ovos pela fêmea;
  • A viabilidade do ovo por vários meses;
  • A temperatura alta anual em regiões Tropicais;
  • A umidade ambiental elevada;
  • A dispersão de ovos por meios como a chuva, a poeira, as moscas, etc;
  • O habito de crianças em defecarem no peridomicilio;
  • A grande concentração de habitantes em um mesmo domicilio, com condições precárias de saneamento básico.

A ascaridíase é uma geo-helmintose profundamente associada a fatores socioeconômicos e culturais. Por este motivo, paises de terceiro mundo são bastante acometidos, sobretudo em regiões em que os fatores ecológicos naturais favoreçam o dsenvolvimento dessa espécie.


2. Morfologia

O Ascaris lumbricoides é o maior nematódeo intestinal do homem. O Ascaris adulto tem o corpo cilíndrico, não segmentado, coloração amarelo-rosada, três lábios em sua extremidade anterior, ausência de ventosas, tem uma cutícula lisa e duas linhas brancas lateralmente distribuídas pelo corpo. O verme macho adulto mede aproximadamente 15-35 cm de comprimento, a fêmea mede...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town