Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Enfermagem

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

Pré – Natal

Trabalho enviado por: Daniela

Data: 22/04/2003

PRÉ – NATAL


INTRODUÇÃO

Além da sua finalidade psicológica, educacional e social, preocupa-se com a identificação da gestação de alto risco, na qual os organismos da mãe e do feto estão sujeitos a inúmeros agravos.

O pré-natal é de grande importância para que a gestação tenha o sucesso esperado sem perdas para o feto ou gestante. E foi pensando nisso que os alunos da Terceira fase do Curso Técnico de Enfermagem, foram orientados a fazer uma pesquisa que é de campo, pois temos um bairro de referência para apontar o saúde Obstétrica de Joinville, mas também é científico pois a literatura nos ajuda a tirar conclusões e projetar melhorias.

Temos com o início a pesquisa de campo com apresentação do Posto de Saúde do Bairro Nova Brasília e mostramos tudo o que observamos nessa área. Posteriormente apresentamos a parte científica. E finalmente concluímos a pesquisa com os pontos positivos e nossas sugestões de melhora. Todo o trabalho foi orientado pelo professor de Obstetrícia do Curso ( Enfª Juraci Maria Tischer).


PESQUISA DE CAMPO

O Posto

O Posto de Saúde do Bairro Nova Brasília, localizado na Rua Cerro Azul é considerado um PSF (Programa de Saúde da Família) que trabalha em parceria com a Pastoral da Família da Igreja Imaculado Coração de Maria.

Possui três equipes multidiscinares, formadas por médico, enfermeira e auxiliares de enfermagem. O posto conta hoje com o trabalho de dois médicos: Dr. Paulo e Dr. André e três enfermeiras.

A área atendida pelo posto é composta pela comunidade de Nova Brasília e Américo Vespúcio, qualquer cliente que não seja destas comunidades é encaminhado para seu posto de origem, a fim de fazer um trabalho mais organizado.

As consultas de pré-natal eletiva são realizadas nas tarde de Segunda-feira, e devem ser marcadas antecipadamente.

O Posto de Saúde do Bairro Nova Brasília é coordenado pelo PAM do Bucarein.

A visita  

Fomos recepcionadas pela Enfª Marilú, que nos mostrou a área física do posto e respondeu o questionário proposto pela professora orientadora do trabalho, o qual veremos a seguir:

O pré-natal é realizado por qual (quais) profissional(s): Médico e Enfermeira

Como é organizado o pré-natal:

1 - inicio no primeiro trimestre: 50% + 1

2 - tem ficha de pré-natal( ver anexo 1): sim

3 - tem cartão gestante: a ficha de pré-natal é usada com essa finalidade também

4 - mapa de registro de ocorrências: faz parte do cartão gestante e também é anotado no prontuário que acompanha a gestante durante o pré-natal, esse prontuário fica no posto

5 - área física: a área utilizada para o pré-natal é um consultório médico e enfermaria com mesa ginecológica.

6 - Instrumental: Doppler, espéculo, fita métrica, disco de pinar...

7 - Apoio laboratorial: Laboratório Municipal

8 - Avaliação periódica das ações realizadas:

9 - Reserva de medicamentos básicos: sulfato ferroso, plasil, paracetamol...

Qual o número de cliente / mês?

Em maio existem 32 gestantes fazendo o pré-natal no posto e delas 2 foram encaminhadas como gestantes de alto risco.

Como ocorre a participação das gestantes?

Consulta mensais até o sexto mês, e semanal após. E encontros semanais do Grupo pequeno Príncipe, com discussões de diversos temas voltados para a gestante ou o bebê.

Como é o sistema de referência e contra referência?

Se há suspeita de alto risco a gestante é encaminhada, através de uma ficha de encaminhamento ( anexo 2), à Maternidade Darcy Vargas, para que seja avaliada, se confirmado o alto risco o pré-natal continua na maternidade, do contrário é prosseguido pelo posto. A ficha de encaminhamento deve retornar ao posto para controle das gestantes independente do resultado, caso a gestante não retornar com notícia é feita uma busca da gestante.

Quais as medidas adotadas na assistência pré-natal da gestação de baixo risco?

Calendários de consulta, primeira consulta que é realizada pela enfermeira, Imunizações (tétano).

Ocorre preparo psicológico para o parto?

Quando a gestante apresenta problemas psicológicos ou se nota a extrema necessidade de acompanhamento a gestante é encaminha ao PAM do Bucarein onde recebe apoio psicológico. E na maioria dos casos não se vê a necessidade de acompanhamento psicológico específico e então desde a primeira consulta a gestante é orientada sobre o parto e nas reuniões do Grupo Pequeno Príncipe há palestra e esclarecimento sobre o parto também.

Como e por quem é realizado o aconselhamento e recomendações que a gestante deve atender durante a evolução da gestação, em função de suas queixas e possíveis incertezas e dietas sugeridas?

No grupo Pequeno Príncipe (ver anexo 7) são realizadas palestras nos diversos temas relacionados com a gravidez, o parto e o bebê, essas palestras são realizadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos. Fora isso os aconselhamento e recomendações são realizadas pelo médico e enfermeira do posto.

Entrevista com gestante, ver anexo 6

O pré-natal no Posto da Comunidade de Nova Brasília é realizado da seguinte forma, a primeira consulta é feito com a enfermeira que solicita os exames laboratoriais e inicia o trabalho de orientação para a gestação e o parto. Conversa sobre os sintomas próprios da gravidez e ensina a minimizalos. Faz uma anamnese da saúde da gestante. Esclarece as dúvidas que por ventura a gestante refere. Na segunda consulta o médico já tendo em mãos os exames orienta aos cuidados, e toma providências caso algum resultado não seja muito favorável. As seis primeiras consultas do pré-natal são mensais e intercaladas, uma com a enfermeira e outra com o médico, as consulta subseqüentes são semanais e realizadas somente pelo médico. Quando uma gestante inicia o pré-natal e por algum motivo deixa de comparecer a consulta é feita uma visita domiciliar para obter dados sobre a gestante e prosseguir ou encerrar (em caso de aborto) o "tratamento". 


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA


OBJETIVOS DO PRÉ-NATAL

  • Orientar os hábitos de vida: higiene pré-natal
  • Assistir psicologicamente a gestante
  • Prepará-la para a maternidade: instruí-la sobre o parto, dando-lhe noções de puericultura
  • Evitar o uso de medicações e de medidas que se tornem ominosas para o concepto (anomalias congênitas)
  • Tratar os pequenos distúrbios da gravidez
  • Fazer a profilaxia, diagnóstico e tratamento das doenças próprias da gestação ou nela intercorrêntes.


CUIDADOS PRÉ-NATAIS

A mulher deve procurar imediatamente, apenas que suspeite a gravidez, a assistência pré-natal. Mais precoce a ida ao obstetra, melhores os resultados alcançados.

1ª Consulta:

Devem ser avaliados:

  • Data da última menstruação (DUM),
  • peso e pressão arterial.
  • Toque vaginal,
  • palpação abdominal (medida do fundo-de-útero),
  • ausculta do pulso fetal,
  • movimentos fetais.

Os exames complementares que deveram ser solicitados: Urina(volume, densidade, elementos anormais e sedimento), Hemograma (série branca e vermelha), determinação de hemoglobinemia, Grupo sangüíneo e fator Rh, Reações sorológicas para lues, rubéola, listeriose e histoplamose, Citologia cervicovaginal, Ultra-sonografia.

Novos procedimentos podem ser introduzidos com o...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade