Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Educação Física

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Ginástica Alemã

Trabalho enviado por: Fernanda Túlio

Data: 22/04/2003

Educação Física Alemã


Introdução

A Educação Física Alemã, com características próprias, começou em 1760, com Basedow e filantropismo por ele criado. Entre outros educadores tiveram grande influência: Guthsmuths como o Pai da ginástica, Jahn por sua ação de fundador e fomentador da ginástica patriótica e Spiens por sua luta tenaz em defesa da introdução da ginástica na escola e o seu respectivo aparelhamento. Também contribuíram muito Salzmam, Nachtegal, Eisclen e Friesen. Durante o período nazista, dentro dos conceitos de Jahn, surgiu na Alemanha um sistema militar tendo por objetivo, a preparação intensa do país para a guerra. No entanto, após o conflito o país voltou a empregar formas mais humanas e democráticas.


A ginástica de origem Alemã

Duas fontes contribuíram para a implantação da ginástica alemã no Brasil, fato ocorrido na primeira metade do século XIX. De um lado, as numerosas famílias alemãs que se instalaram no sul do país, formando núcleos que conservavam os hábitos trazidos, dentre os quais estava a ginástica de Jahn. De outro lado, os soldados e oficiais prussianos, que integravam a Guarda Imperial e que, ao deixarem o serviço, não mais regressavam à Alemanha, preferindo fixar-se no Jovem país, que tantas oportunidades lhes ofereciam. O Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram os preferidos pelos alemães, embora algumas famílias também tivessem escolhido o interior do Estado do Rio de Janeiro, espalhando-se pelas suas serras, onde o clima era bastante ameno.

Muitas foram as sociedades de ginásticas criadas pelos alemães, que perduraram com as suas características próprias até 1938, ocasião em que, por força do Decreto-lei nº 383, de 18-04-1938, foram nacionalizadas. Na Escola Militar, o método alemão foi oficialmente adotado até 1912, quando foi substituído pelo método francês. Os alemães, desde a segunda metade do século XIX, trouxeram a ginástica alemã, preconizada por Jahn, fundando sociedades de ginástica como a União de Ginástica Alemã, em São Paulo, 1888, e a Sociedade Turnerbund em Porto Alegre, 1892. Por sua vez, a Missão Militar Francesa, que chegou no...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town