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Corporeidade e a Educação Física

Trabalho enviado por: Julio Handebol

Data: 02/08/2005

Corporeidade e a Educação Física


INTRODUÇÃO

Inicialmente, apresenta-se um entendimento de Educação Física e sua finalidade no contexto escolar, relacionada ao conceito de cultura corporal de movimento. Propõe-se conteúdos, metodologias e estratégias adequados aos diferentes níveis de ensino. Destacam-se as diferentes concepções de avaliação, analisando suas implicações para a Educação Física e apresentando sugestões. Conclui-se pela necessidade de a Educação Física estreitar as relações entre teoria e prática e inovar pedagogicamente, a fim de seguir contribuindo para a formação integral das crianças e jovens e para a apropriação crítica da cultura corporal de movimento.

No presente trabalho, diremos, provisoriamente que a Educação Física é uma pratica pedagógica que no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.

Na escola essa cultura corporal foi implantada no final do século XVIII e inicio do século XIX. Para a sociedade da época havia necessidade se contrair um novo modelo de homem: mais forte, mais ágil, mais empreendedor. Sendo assim, praticas pedagógicas como Educação Física foram pensados e postas em ação, uma vez que correspondiam aos interesses da classe social, ou seja a classe que dirige política, intelectual e moralmente a sociedade.

Também vimos esclarecer as áreas de atuações e os caminhos de diferentes áreas de estudo da ed. física o que vem a seguir e um rápido estudo sobre, cinesiologia, motricidade humana, aptidão física, ciências de esporte e cultura corporal de movimento.


DESENVOLVIMENTO.

CORPOREIDADE

Por que corporeidade? O corpo comporta, historicamente, um imaginário do disjuntivo e do fragmento. E, o que é pior, da parte menos valorizada. Diferentemente dos atributos espirituais, das abstrações tidos como verdadeiramente humanos. "O corpo é concebido como uma entidade somática fechada, que só revela o tratamento químico" . Mas quando falamos de corporeidade não é mais possível entendê-la como constituída de elementos químicos. A partir da corporeidade, os elementos químicos cedem lugar à compreensão das reações químicas entre esses seus componentes.

Entender a corporeidade é, também, distanciar-se do paradigma natural-essencialista e inserir-se no paradigma social-existencial. A construção da corporeidade só é possível pela estimulação sócioecossistema. É preciso reconhecê-la na sua inserção com a corporeidade cultural lingüístico-ecossistêmica.

A educação física, tradicionalmente, segue a linha do racionalismo instrumental, trabalhando com o corpo e a mente, ou melhor, com o corpo e a mente fragmentados, o que impossibilita a percepção e as implicações práticas e teóricas da corporeidade.


CINESIOLOGIA

Muitas vezes para se fazer criticas a determinados assuntos é necessário que se tenha o mínimo de conhecimento a respeito do próprio.

Ao longo desses 20 anos isso aconteceu com a ciência do esporte, ora bem criticado ora mal criticado.

Dentro desse contesto, acredito que há ainda espaço para reflexão de 2 aspectos, primeiro a interpretação daquilo que esta por trás das mudanças ocorridas ou dos problemas surgidos e , segundo a proposição e discussão de possíveis ações a serem implementados no futuro frente as reflexões do passado.

A um outro ponto de discórdia dentro da ed. Física brasileira onde o caldeirão esta um pouco mais aquecido. A ausência de uma estrutura que orienta os diferentes conteúdos e formas de investigação tem contribuído para disputas em torno de pesquisas em ed. Física serem realizados numa concepção de ciências naturais ou humanas e sociais. E isso tem sido acompanhado de uma boa dose de ideologização e politização das discussões.

A maioria das divergências ocorridas nessas áreas ocorre devido a não diferenciação, diferenciar e um passo essencial para ver claramente às relações. Como saída foi criada proposta que tem como objetivo fazer uma destinção clara entre uma área preocupada com aspectos acadêmicos e outra área preocupada com o estudo de aspectos profissionalizante.

Assim foi identificada uma área de conhecimento denominada cinesiologia, e definida como uma área que tem como objetivo estudo do provimento do corpo humano e específicos do esporte, e seria constituída de três sub áreas, biodinâmica do pavimento humano, o comportamento motor humano e os estudos socioculturais do movimento humano.


MOTRICIDADE HUMANA

O que é a ed. Física se não uma área de estudos para capacitar pessoas a diversas funções que estão diretamente relacionados com o corpo humano. Daí a dizer que a ed. Física não é uma disciplina acadêmica "não".

Existem bons e maus profissionais. Podemos citar exemplos de alguns acontecimentos que são o dia a dia. Veja só uma pessoa quando esta doente procura um medico especialista ou clínico geral para lhe dar um diagnostico, jamais essa pessoa iria procura um leigo para lhe examinar só porque ele também esteve doente certo, pois como os profissionais de educação física acontece, veja quando alguém quer perder peso ou melhorar a performance procura a primeira pessoa que vê saindo de alguém academia e lhe pede orientação de com malhar, como comer ou como perder peso, isso sem saber se essa tal pessoa e formado mas não importa o que ela falar e lei pois ela estava na academia. Podemos dizer que a desordem é geral - porem não esta tudo perdido ainda a salvação para os profissionais dessa área. Basta se restabelecer a ordem e as universidades tratar - seus alunos como merecem, que com certeza ao termino do curso ao invés de menos repetidores de movimentos sairão profissionais capacitados para atuar em qualquer área da ed. Física, seja ele pesquisa ou área de estudo.


APTIDÃO FÍSICA

De um ponto de vista geral aptidão física significa que o individuo esta apto ou em condições de realizar - qualquer que seja a atividade, desde andar ate participar de disputas de corridas.

Pois bem não é bem assim. A aptidão total engloba todas as dimensões do ser humano, de ordem psicológica, biológica e social, os quais são intimamente interligados, a aptidão motora esta ligada a...

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