Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Biologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Áreas de Atuação da Contabilidade

CIÊNCIAS CONTABEIS                     Áreas de atuaçÃo da contabilidade                           Porto Nacional 2012   DOUGLLAS VICTORELLE PEREIRA AIRES    …


Publicidade



Publicidade

Estágio em Escolas Públicas

Trabalho enviado por: Marcos Roberto Luciano

Data: 24/11/2005

Estágio em Escolas Públicas


Agradecimento

Agradecemos a DEUS por ter nos criado e dotado de sabedoria para que prosseguíssemos em nossos estudos e por ter despertado em nós a ânsia pelo saber.

Agradecemos as diretoras e coordenadoras dos colégios Ana Maria do Couto e Joaquina Cerqueira Caldas, pelo atendimento e espaço cedido para a realização do estágio e as professoras por ceder-nos suas aulas e turmas e pela competência, atenção e dedicação com que nos receberam.

Não poderíamos deixar de agradecer as nossas professoras Fernanda P. Shults e Isabela B. Nogueira, por terem nos orientado muito bem e acompanhado durante este trabalho. Somente com a ajuda mútua das mestres é que conseguimos vencer este desafio.


Dedicação

Dedicamos este relatório à todos os nossos campeões do ensino, que tanto nos incentivaram para chegarmos ao final com uma bagagem suficiente para o mercado de trabalho.

Pelo apoio solidário a nós dedicado, nos momentos de dificuldades e pela compreensão nos momentos de indecisão.

Dedicamos também, a nós mesmo, por termos vencido o desafio de maior importância na área educacional, superando nossas próprias expectativas.


1.0 RESUMO

Desde o início de julho 2002, estamos cursando esta disciplina, fomos envolvidos à todo tipo de aprendizado escolar, estudamos quase tudo sobre as atividades escolares, conhecemos e entendemos e analisamos os itens principais da escola, são eles; os aspectos físico, cultural, financeiro, pedagógico, coordenação, diretoria, em fim, tivemos a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do portão para dentro de uma instituição escolar seja ela Estadual ou Municipal. No decorrer da disciplina realizamos vários projetos, apresentamos seminários, realizamos uma série de oficinas nas escolas públicas com temas variados, apresentamos Workshop sob a coordenação da profª. Jovelina, lecionamos várias mini aulas sob a orientação das profª. Msc. Fernanda P. Shults e Isabela B. Nogueira, como forma de treinamento e aprimoramento técnico. Foi muito bom cursar a disciplina de Práticas Pedagógicas, de um modo geral consideramos que esta disciplina seja uma das mais importantes para o aprendizado escolar, talvez nem todos pensam assim, mas o objetivo desta disciplina é deixar o educando preparado para o mercado de trabalho.


2.0 INTRODUÇÃO

Este relatório representa o resultado das práticas pedagógicas de ensino com mini-aulas na Unic, ensino fundamental e ensino médio do curso de Ciências Biológicas que foi realizado ao longo dos 07 semestres.

Consta ainda neste trabalho, histórico das escolas, atividades desenvolvidas conclusão e anexos.

A superação dos problemas educacionais de nosso Estado não é tarefa de uma única instituição social, mas da comunidade como um todo. Isto poderá se dar através da definição de um projeto político, econômico e social que vise a melhoria das condições de vida da população e seu acesso aos bens socialmente produzidos, incluindo o conhecimento elaborado.

A escola tem limites claros, não é a única responsável. Ela não existe isoladamente, mas faz parte de um sistema político que tem a responsabilidade de lhe dar sustentação para que possa cumprir sua função. A escola só pode cumprir seu papel de forma competente se tiver autonomia.

Em relação aos problemas encontrados nesta escola, o maior deles vêm a ser a falta de segurança, uma vez que com a mudança de governo as metas a serem atingidas e a redução de verbas, nem sempre traz soluções para os problemas mais abrangentes, deixando muito a desejar.

Para a concretização do relatório foram utilizados os seguintes métodos: pesquisa de campo através de um questionário explicativo e bateria de perguntas sobre toda a movimentação diária da escola e rotina de trabalho. A escola não tem projetos em andamento.


3.0 ATIVIDADES – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A disciplina de Práticas Pedagógicas estuda a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade contemporânea. Entre as temáticas estudadas destacam-se: a formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político-pedagógico, avaliação, inclusão e exclusão, gestão da indisciplina escolar, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares e interdisciplinaridade, educação formal e não formal.

A Prática Pedagógica objetiva refletir sobre a Educação Contemporânea investigando os elementos articuladores da prática pedagógica em sua historicidade, um conjunto de temáticas tais como: formação do professor; práticas educacionais; historicidade das práticas educacionais; processo de produção de conhecimentos; teorias pedagógicas e curriculares; tecnologias da informação e de comunicação.

Podemos considerar que a educação em seu contexto histórico teve métodos e técnicas que determinaram o perfil da prática a ser elaborada no espaço físico escolar para a formação do homem, porém a prática pedagógica está vinculada a uma tendência pedagógica, que, por sua vez, está vinculada à história e ao contexto social, fatores influentes no processo educacional (FUCK, 1994).

Entende-se que a prática do professor não deve postular apenas a transmissão, tendo de um lado o transmissor (professor) e, de outro, o receptor (aluno), mas sim deve levar ao "aprender a aprender", ou seja, deve proporcionar a formação de um sujeito participativo no trabalho, produtivo, não-reprodutivo, consciente de seus atos.

3.1 RELATÓRIO DE AULAS TEÓRICAS/ MINI-AULAS NA UNIC (ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO)

Mini aulas individuais

No dia 22/11/2004, eu, Marcos Roberto Luciano ministrei minha aula de 7ª série na sala 204 no bloco D na Universidade de Cuiabá sob a orientação da Profª. Fernanda P. Shults, precisamente às 20:30 horas. A aula era de Ciências e o tema era Força, referente à Física. Foi usado na aula o seguinte material didático:

  • Cartazes
  • Retro projetor
  • Fotos
  • Recortes de jornais e revistas

A aula foi extensa, bem explicada (opinião de alguns alunos) e com riquezas de detalhes, os alunos interagiram pouco, eles não fazem perguntas, ficam olhando, na maioria das vezes eles ficam conversando com os outros alunos ou escrevendo (algo que não tem nada a ver com o tema em pauta).

Para ministrar esta aula eu estudei muito, uma vez que não tenho muita intimidade com o tema, porém, ao decorrer dos estudos eu acabei gostando do assunto em questão. Procurei referencial teórico em vários livros, Internet e em revistas antigas e modernas, somente assim pude montar dois cartazes com informações e fotos antigas e atuais.

O tema "Força" precisava de uma metodologia visual bem definida, foi onde tive um insight de montar um painel com fotos antigas e modernas para ficar bem explicada a real função da força aplicada em um corpo. Teve também a parte da evolução tecnológica antiga e a moderna expressada nos painéis através de fotos de aviões, motos e carros de diferentes anos de fabricação, mostrando como a revolução tecnológica trabalha para vencer a resistência do ar. O que se ganha com isto é uma velocidade bem maior com relação aos tempos antigos e uma economia de combustível excelente.

O ar é responsável por barrar as gotas de chuvas que cai do céu, se não houvesse o ar para impedir que a chuva caísse diretamente na terra, uma gota de chuva seria suficiente para perfurar uma placa de aço de 01 mililitro.

Aproximadamente às 19:00 horas do dia 25/10/2004, eu, Nádia Tabosa Vaz, ministrei minha aula para 6ª série na sala 204 do bloco D da Universidade de Cuiabá, com o tema "Artrópodes".

Iniciei a aula me apresentando e perguntando quais os insetos que eles conheciam e fui relacionando no quadro negro.

Com o uso de transparências, expliquei cada uma das 05 classes que compõem o Filo Artrópoda, iniciando...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town