Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Projeto de Pesquisa Científica - Motivação

Trabalho por Valdir S. da Conceição, estudante de Psicologia @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Projeto de Pesquisa - Motivação

 


I.- Projeto de pesquisa

I.I- Conceito

Todo trabalho a ser desenvolvido exige um planejamento, principalmente quando gera algum tipo de custo com tempo, dinheiro, sacrifício do convívio familiar, do lazer e preocupações de qualquer forma.
Todo trabalho cientifico parte da elaboração de um projeto de pesquisa; já é um trabalho científico, pois é realizada uma pesquisa preliminar.

As diversas fontes de financiamento do trabalho científico e a aprovação para admissão nos cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado, livre-docência) têm como exigência à apresentação de um projeto detalhado, bem elaborado e consistente, para aumentar as chances de aprovação.

No projeto de pesquisa, o pesquisador pode sentir as reais possibilidades de execução ou não, considerando a disponibilidade de tempo, material bibliográfico e outros recursos necessários; nada impede que o projeto seja utilizado no futuro, quando as condições forem mais favoráveis.


II. Estrutura de um projeto de pesquisa

Embora possa sofrer algumas modificações em função da área de pesquisa e dos critérios do orientador, a estrutura apresentada a seguir serve de base para qualquer trabalho científico.

a) Tema
b) Justificativa do tema
c) Objetivo geral
d) Objetivo específico
e) Formulação do problema da pesquisa
f) Formulação da hipótese da pesquisa
g) Metodologia da pesquisa
h) Definição dos termos da pesquisa
i) Bibliografia
j) Cronograma
k) Custos

A) Tema

O tema pode ser escolhido pelo aluno, no qual tenha maior interesse para enriquecimento do saber. Levando-se em considerações os objetivos do trabalho, amplos ou restritos, e as disponibilidades de recursos materiais e humanos.

B) Justificativa do tema

É necessário a demonstração do estágio atual do tema. É pesquisado a partir da apresentação de vários autores, citando o avanços ocorridos, assim como o estágio em que se encontra o tema.
Apresenta-se também a contribuição e o provável avanço que ocorrera com o desenvolvimento da pesquisa, seja no campo teórico ou pratico. Essa justificativa pode ser também no sentido de ordem pessoal, o conhecimento adquirido durante a pesquisa, o qual será de muita importância no desenvolvimento profissional. Muitas vezes determinadas pesquisas servem para confirmar determinadas realidades, ou encontrar soluções para problema existente dia-a-dia das pessoas ou de comunidades.

C) Objetivo geral

É importante que o pesquisador utilize, na definição do seu objetivo geral, uma linguagem clara e precisa e perfeitamente adequada àquela que deveria ser avaliar a viabilidade da execução do trabalho. Deve-se dar uma visão geral do assunto da pesquisa, mostrando sua importância, tendo em vista o conhecimento geral do mesmo e a temática proposta.

D) Objetivo específico

Define o ponto central do trabalho, ressaltando a idéia específica a ser desenvolvida. Tem sua delimitação perfeitamente definida, a qual vai permitir o avanço da pesquisa na sua devida profundidade, pois as generalizações são fatores que acabam impedindo a execução de trabalhos produtivos.

E) Formulação do problema da pesquisa

Onde determina o objetivo do trabalho para dar respostas a determinados problemas. Essa é a razão de ser um trabalho científico.

F) Formulação da hipótese da pesquisa

Provável solução do problema proposto. É em função da hipótese ou hipóteses estabelecidas, que se estrutura todo o caminho a ser percorrido pelo pesquisador. Pode ocorrer no transcorrer do trabalho que essas hipóteses não se confirmem, e o pesquisador deverá aceitar essa realidade cientificamente comprovada e tentar estabelecer outras hipóteses de trabalho, que poderão se confirmar ou não. Além de provar a importância dessas hipóteses, deve-se ressaltar o quanto é importante a perseverança do cientista em busca da verdade.

G) Metodologia da pesquisa

O método nada mais é do que o caminho a ser percorrido para atingir-se o objetivo proposto. Há métodos gerais; aplicados a toda espécie de