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Relatório de Estágio ? Educação Especial

Trabalho por Elma Lima de Amorim, estudante de Pedagogia @ , Em 10/05/2010

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Relatório de Estágio – Educação Especial

Faculdade Internacional de Curitiba
2009

 

 

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 CARACTERIZAÇÃODO CONTEXTO ESTAGIADO
2.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA
2.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO

 

1- INTRODUÇÃO

O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto do ensino regular. O mesmo foi realizado na Escola UCRI (Universidade da Criança), nos dias 10, 11, 12, 13 de agosto de 2009, pelas alunas, ELMA LIMA DE AMORIM, IRANI DA SILVA LOPES, MARIA SILVA DACRUZ SILVA, NATASHA MONA.

Nosso objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.

A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros pedagogos ou professores de uma escola inclusiva.

Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.

O mesmo foi feito através de pesquisas feitas na internet, dos nossos livros didáticos e investigações feitas na escola.

Os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: CARACTERIZAÇÃODO CONTEXTO ESTAGIADO; CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA; CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA; CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO; DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL.

 

2 CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO

 

2.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

A observação foi feita na Escola UCRI (Universidade da Criança), que se localiza na Rua Guanabara, 333, Pacoval, Macapá-AP, telefone: 3223-5228.

A escola funciona com 34 funcionários durante dois turnos e para este funcionamento a mesma dispõe de 1 pedagoga, 1 diretora formada em matemática e pedagogia, 1 vice-diretor e diretor administrativo formado em pedagogia, 3 secretária, sendo que uma é secretaria administrativa, 3 auxiliar de serviços gerais que também atendem na lanchonete, 1 vigia, 24 professores. Seus educadores todos possuem o curso técnico de magistério, alguns estão cursando pedagogia. Mas, ambos habilitados para exercerem suas funções. Atende sua clientela em modalidade: Educação Infantil de 1 ano e 6 meses a 5 anos e Ensino Fundamenta (1º à 4º série).

Seu horário de funcionamento; manhã: 07h30min às 11h30min, tarde: 14h00min ás 18h00min.

 

2.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA

A professora regente atua há seis anos e sua formação é magistério e atualmente está cursando pedagogia, a mesma trabalha, com outra professora de apoio, que também trabalha há seis anos, com formação em magistério, mas, ambas não possuem formação em educação especial.

Por isso, ambas tem dificuldade no desenvolvimento de atividades com o aluno autista. O mesmo tem dificuldade na coordenação motora e concentração.

A turma que observamos é de 1º período, formada por 20 alunos, Os alunos com necessidades educacionais especiais são dois. A natureza de suas necessidades é autismo e síndrome de down. Observamos apenas a criança com autismo, devido à outra ainda estar de férias.

 

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

O texto abaixo é a resposta que a diretora nos deu sobre a concepção pedagógica de sua escola, não acrescentamos, nem retiramos palavra alguma.

A mesma nos disse que a Escola tem como missão proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento das