Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Trabalho por ELAINE SUSI STELA RODRIGUES GARCIA, estudante de Pedagogia @ , Em 09/08/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL “MIGUEL MOFARREJ”
FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
COM DÉFICIT NA APRENDIZAGEM

RESUMO

A alfabetização tem sido a preocupação de muitos estudiosos que buscam encontrar alternativas eficazes que contribuam com a melhoria do ensino/aprendizagem de todas as crianças, especialmente nas séries iniciais. Na abordagem desse assunto têm-se considerado o que leva uma criança a ler e a escrever, destacando o início e o processo da alfabetização para que se compreenda as melhores estratégias a serem utilizadas com as crianças com déficit na aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa aborda a construção dos conhecimentos relacionados à alfabetização, tendo como objetivo proporcionar ao educador algumas reflexões sobre esse processo, destacando o papel do professor e sua prática pedagógica em relação à alfabetização do aluno com déficit de aprendizagem. Serão apresentadas algumas estratégias (segundo alguns autores contemporâneos e tradicionais), a fim de que essa prática – a alfabetização de crianças com déficits na aprendizagem – seja conduzida com o máximo de eficiência.

Palavras-chave: déficit na aprendizagem; alfabetização; prática pedagógica do professor

LIMA, Aline de Camargo; MARCELINO, Arlete; JANÉ, Giovana Pierina Ribas; BERNARDO, Simone. Alfabetização de crianças com déficit na aprendizagem. 2006. 65 f. Monografia (Curso de pós graduação lato sensu em Psicopedagogia) – Faculdades Integradas de Ourinhos.

ABSTRACT

The literacy has been the concern of many studious that look for to find effective alternatives that they contribute with the improvement of all the children's ensino/aprendizagem, especially in the initial series. In the approach of that subject they have been considering her what it takes a child to read and to write, detaching the beginning and the process of the literacy for it is understood the best strategies they be used her/it with the children with deficit in the learning. In that sense, this research approaches the construction of the knowledge related to the literacy, tends as objective provides to the educator some reflections on that process, detaching the teacher's paper and your pedagogic practice in relation to the student's literacy with learning deficit. Some will be presented strategies (second some contemporary and traditional authors), so that practice–the children's literacy with deficits in the learning–it is led with the maximum of efficiency.

Keywords: deficit in the learning; literacy; the teacher's pedagogic practice


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO
2 ALFABETIZAÇÃO: O QUE LEVA UMA CRIANÇA A LER E A ESCREVER
2.1 O Desenvolvimento da Leitura e da Escrita Segundo Emilia Ferreiro
2.2 Os Diferentes Níveis ou Fases da Construção da Escrita
2.3 O Início da Alfabetização da Criança
2.4 O Processo de Alfabetização
3 OS DÉFICITS DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA
3.1 A Alfabetização e os Déficits na Aprendizagem
3.2 A Disgrafia, Disortografia e os Erros de Formulação e Sintaxe
3.3 A Dislexia e as dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita
3.4 Síndrome do Déficit de Atenção e Hiperatividade
4 ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DÉFICITS NA APRENDIZAGEM
4.1 O Acesso da Criança com Déficit na Aprendizagem ao Mundo da Leitura e da Escrita
4.2 A Auto-Estima Resultando no Sucesso ou Fracasso da Alfabetização da Criança com Déficit na Aprendizagem na Escola
4.3 Estratégias Utilizadas na Alfabetização de Crianças com Déficit na Aprendizagem
4.4 O Diagnóstico Como Instrumento Estruturante da Prática Educativa
4.5 A Importância da Avaliação no Processo de Mediação
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que muitos estudiosos têm se preocupado com a alfabetização, buscando encontrar alternativas eficazes que contribuam com a melhoria do ensino/aprendizagem de todos os alunos.
Na abordagem desse assunto têm-se considerado os níveis pelos quais passa a criança durante o processo de alfabetização. A leitura, como atividade possível ao aluno alfabetizado, irá sendo conquistada progressivamente, possibilitando ao educando