Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

TCC: Registro Reflexivo

Trabalho por Dacilene Silva, estudante de Pedagogia @ , Em 06/05/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

TCC: Registro Reflexivo

UNESCO
2009

 

 

 

SUMÁRIO:

1. APRESENTAÇÃO
2. MEMORIAL
3. CAPITULO I: REALIDADE BRASILEIRA
3.1. Nas Trilhas da Aprendizagem
3.2. Bases Pedagógicas do trabalho Escolar
3.3. Educação e Língua materna
3.4. Educação e Sociedade numa Perspectiva Sociológica
3.5. Educação e Língua Matemática
3.6. Aprendizagem, tecnologia e Educação à Distância.
4.CAPITULOII:CULTURAECONTEXTOSOCIAL
4.1. Educação e Ciências Sociais
4.2. Filosofia e Práxis Pedagógica
4.3. Fundamentos da Educação da Criança
4.4. Educação, arte e movimento.
4.5. Educação de jovens e adultos
4.6. Educação e Língua Matemática
5. CAPITULO III: EDUCAÇÃO E TRABALHO
5.1. Avaliação na Escola
5.2. A psicologia da Educação
5.3. Língua Portuguesa
5.4. Educação Inclusiva
5.5. Desenvolvimento e Aprendizagem
6. CAPITULO IV: ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL
6.1. Organização da Educação Brasileira
6.2. Fundamentos da Educação Brasileira
6.3. Matemática e Cultura: Decimais e Sistemas Monetários
6.4. Educação Arte e Movimento
6.5. Educação e Ciências Físicas e Biológicas
7. CAPITULO V: CURRICULO E DIVERSIDADE CULTURAL
7.1. Currículo e Diversidade Cultural
7.2. Educação e Ciências Sociais
7.3. Educação e Linguagem Materna
7.4. Educação e Desenvolvimento Sustentável
7.5. Educação Arte e Movimento
8. CAPITULO VI: TRABALHO DOCENTE E DISCENTE: UMA RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO.
8.1. Educação e Linguagem Matemática
8.2. Identidade, Sujeito e Fatos Histórico.
8.3 Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar
8.4 Educação e Língua Materna 4
8.5 Planejamento e Gestão Escolar.
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
11. BIBLIOGRAFICAS

 

1. APRESENTAÇÃO

O curso de Pedagogia a distancia é um curso oferecido para professores, que tenha cursado magistério, e que estejam exercendo função, o curso objetiva a formação do pedagogo para o exercício da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além de preparar para o campo da ação pedagógica de planejamento, coordenação e gestão educacional de espaços educativo formal e não formal.

A grade curricular do curso de pedagogia a distancia engloba um conjunto de disciplina afim para proporcionar a nós pedagogo um processo que privilegie articulação teoria e prática, a sólida formação teórica e interdisciplinar, o compromisso com a educação publica, gratuita e de qualidade para a população e o contato com práticas e experiências inovadoras.

No processo de mudanças, nós trabalhadores da educação temos a oportunidade de conviver com,varias diferenças que exige uma compreensão mais ampla de conhecimentos, A verdadeira concepção dessa nossa árdua formação é a de continuidade e serviço, buscando cada vez mais durante nossa formação, melhores resultados, e sempre estamos focalizando a educação em primeiro lugar.

 

2. MEMORIAL

Um pouco de muito.

Meu trajeto escolar, foi trilhado por caminhos longos e de difícil acesso nascida de uma família de 08 irmão, de classe media baixa, zona rural, desde muito cedo já trabalhava pelo sustento da família juntamente com meus irmãos, não deixando os estudos de lado meus pais sempre foram muito preocupados com o nosso futuro acadêmico, já que os mesmos desconhecia por falta de oportunidade.

Iniciei minha vida acadêmica com sete anos de idade nas escolas das proximidades locais da zona rural, conclui a quarta série atual quinto ano repeti, mais um ano por motivo de não morar na cidade, no ano seguinte mudamos eu e meus irmãos mais velhos para a cidade onde iríamos estudar, conclui com muita luta e necessidade o ensino fundamental e médio, daí meus pais se separaram, minha mãe veio morar conosco abandonaram a vida do campo e foram cada um para um lado diferente e de onde tirávamos o sustento, não existia mais, e os desafios aumentaram, pois todos tínhamos que trabalhar para manter os estudos e etc.,