Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Monografia: O Desenvolvimento da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Trabalho por Lúcia Beatriz de Sousa, estudante de Pedagogia @ , Em 03/11/2009

5

Tamanho da fonte: a- A+

Monografia: O desenvolvimento da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.
Centro Universidade Claretiano
2009

 

 

 

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a língua nas suas modalidades oral e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. E, através dele, analisar o desenvolvimento das crianças e seu relacionamento com a linguagem escrita, através da suas características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado / significado a ele. Diante deste contexto, o trabalho proposto, objetiva elencar as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita.

Como marco teórico inspirou-se nos estudos de Vygotsky, Freire, Cagliari, Ferreiro, Sole, Castro, Barbosa, entre outros. Quanto aos suportes metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica interpretando-a como a busca de significação do conteúdo teórico exposto pelos pesquisadores da área e da descoberta dos contextos em que estas se fizeram.

A escolha desse recurso “reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente” (GIL, 1994). Ao término deste trabalho é possível afirmar que a leitura está estritamente relacionada à escrita, mas sua aprendizagem esta tradicionalmente ligada aos atributos lingüísticos, culturais, sociais.

Palavras-Chave: Desenvolvimento, aprendizagem, conhecimento prévio e nível conceitual.

 

Sumário

Introdução.
Capítulo I.
Retrospectiva Histórica da Prática de Leitura no Contexto Escolar: Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Capítulo II
2.1. O Aprender a Ler e a Escrever
2.2. Os Níveis da Escrita: Um Caminho de (RE) Descoberta.
2.3. A leitura e a escrita.
2.4 A leitura e a escola
2.5 As portas da leitura

Capítulo III
O Fator Estimulante No Processo Do Desenvolvimento Da Leitura E Escrita
3.1 Concepções de Alfabetização
3.2.Como acontece a aprendizagem da escrita (hipóteses de escrita)
3.3 Como acontece a aprendizagem da leitura

Conclusão
Referências Bibliográficas

 

Introdução.

O presente estudo é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica.

Apresentação da distribuição e os objetivos dos capítulos; Dessa forma, o presente estudo foi estruturado em três capítulos, a saber:

O primeiro capítulo aponta, a retrospectiva histórica do desenvolvimento da leitura e da escrita no contexto escolar, nas séries iniciais do ensino fundamental.

O segundo capítulo esclarece, a metodologia utilizada, fazendo um relato da problemática de pesquisa, apresentando os principais questionamentos que a orientaram e descrevendo sucintamente, a forma como foi realizada a investigação e os participantes da pesquisa que foram entrevistados.

O terceiro capítulo trata da análise e discussão dos dados obtidos, discutido-os à luz da literatura e do referencial teórico utilizado.

Por fim, as considerações finais, retomam sinteticamente as principais idéias apresentadas ao longo do trabalho.

A escolha do tema da presente pesquisa ocorreu em função da crença de que a formação continuada clássica (cursos de reciclagem, palestras, treinamentos) não tem se adequado às reais necessidades dos professores. Sendo assim, a realização da formação na própria escola é um grande passo nesse sentido, não somente porque ela constitui um coletivo de formação, mas também porque a formação acontece no local de trabalho do professor, não estando separada das práticas pedagógicas de sala de aula.

 

Capitulo I.

Este capítulo nos remete aos dados históricos da leitura, conforme apanhado bibliográfico.

Retrospectiva Histórica da Prática de Leitura no Contexto Escolar: Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

O surgimento dos livros didáticos nas séries iniciais nas escolas do Brasil, diz respeito à evolução dos livros no Brasil, como também o desenvolvimento com relação à leitura e os novos métodos aplicados para o avanço da aprendizagem nas