Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Projeto de Pesquisa: A Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem

Trabalho por Edyneia Muniz dos Santos Pimenta, estudante de Pedagogia @ , Em 23/10/2009

5

Tamanho da fonte: a- A+

Projeto de Pesquisa: A Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem
Universidade Castelo Branco
2009

 

 

 

Sumário

1.Formulação do Problema
2.Diagnóstico da Realidade
3.Justificativa
4.Fundamentação Teórica
4.1. Aprendizagem
4.2 A Importância do Jogo no Processo Ensino Aprendizagem
4.3 O Lúdico como Facilitador da Aprendizagem
4.4 O Brinquedo como Instrumento
4.5 O Brinquedo e sua Função Educacional
5.Objetivos e Metas
5.1 Objetivo Geral
5.2 Objetivo Específico
5.3 Metas
6.Estratégias e Técnicas
6.1 Discussão dos Resultados Obtidos
7. Recursos
8.Cronograma
9.Avaliação
Referencias

 

1. Formulação do Problema

Sabendo-se da grande importância funcional do brinquedo ou da ludicidade na aquisição ou aprimoramento do desenvolvimento psicomotor das crianças, como brincadeiras saudáveis do dia-a-dia das mesmas, por que as brincadeiras não podem ser inseridas no contexto escolar de forma bem organizada para auxiliá-las no processo ensino-aprendizagem?

- Como está sendo desenvolvida a criatividade lúdica no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Dr. João Ribeiro Junior?
- Como o brincar contribui para a aprendizagem escolar?
- Quem deve estabelecer os limites entre o brincar e o aprender?

 

2. Diagnostico da Realidade

A Escola Municipal Dr. João Ribeiro Junior, fundada em 07/03/1944 está situada na Rua Rio de Janeiro, nº 710, bairro centro. Está tem por finalidade ministrar o Ensino Fundamental e Educação Especial.

O prédio está em regular situação, não foi observadas rachaduras nem infiltrações nas paredes, a pintura da escola, está em bom estado. A escola possui uma área de 5.000 metros quadrados tendo uma área interna construída de 1.738 metros quadrados e uma área externa construída de 2.086.86 metros quadrados. Sua infra-estrutura é bem antiga, mas se encontra em ótimo estado, é um andar térreo. Tendo em vista que nossos alunos fazem parte de uma comunidade fixa, com perfil sócio-economico médio baixo, portadora de uma cultura diversificada advinda do meio em que vivem, sendo a grande maioria filhos de trabalhadores rurais, cujos pais passam a maior parte do tempo trabalhando, e necessário que proporcione uma formação de qualidade que vise às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturas da realidade local, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

O estabelecimento de ensino funciona nos períodos: matutino das 7:30 às 11:30 horas e vespertino das 13:00 às 17:00 horas.

A escola oferta as 5 etapas iniciais do ensino fundamental, uma turma de ensino Especializado na área de deficiência Visual, uma turma de sala de recursos e classe especial.

A escola é composta por um total de 533 alunos, distribuídos da entre as 5 etapas: 1º,2º e 3º Ano do ensino fundamental de nove anos, e 3º e 4º séries, quanto ao pessoal administrativo à escola possui 01 diretora, 02 secretarias, 02 coordenadoras, pedagógicas, 33 professores, 08 funcionarias de serviços gerais, 01 caseiro. Fui informada que a grande maioria dos professores são graduados, e alguns pós-graduados.

Os alunos tem semanalmente aulas de ciências, educação física, inglês, historia, matemática, oficina de artes, português e religião.

È organizado de tal forma: biblioteca, refeitório, pátio coberto, banheiros específicos meninos/meninas e professores, sala de coordenação, informática, secretaria, sala de professores, sala especificas para atendimento de DV, sala de recursos e classe especial.

Possui 13 salas de aulas todas em bom estado, são bem ventiladas, as carteiras no geral, estão em regular condição de uso, os quadros-negros são grandes e também estão em bom estado de conservação.

A escola possui 3 Tv`s, 01 vídeo, 03 DVD`s, 01 xerocadora, 02 Scanner e 02 impressoras a laser, 03 mimeógrafos, 03 impressoras a tinta,