Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Monografia: A geometria no ensino da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Trabalho por Marlene Aparecida Viana Abreu, estudante de Pedagogia @ , Em 07/05/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

Monografia: A geometria no ensino da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental

UNIPAC
2008

 

 

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
I- IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
II- O ENSINO DA GEOMETRIA E A UTILIZAÇÃO DO TANGRAN
2.1. Geometria na escola
2.2. Histórico do jogo tangran
2.3. O uso do tangran no ensino da geometria
2.4. Confecção do tangran a partir de folha de papel
III- A PRÁTICA DO ENSINO ATRAVÉS DO LÚDICO
CONSIDERAÇÃOES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

RESUMO

Este trabalho tem como tema o ensino da geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pra tanto foram entrevistadas professoras e alunos da fase IV de duas escolas, uma privada e uma pública. Pode-se observar através desta análise que tanto os alunos quanto as professoras de ambas as escolas sentem que as atividades lúdicas são fundamentais no ensino da geometria, e da matemática, em geral.

Sabe-se que a educação matemática deve sempre estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, conseqüentemente as estruturas mentais dos números e das operações elementares. A análise da oficina de geometria desenvolvida pelas professoras da fase IV revelou o interesse de aprender de forma lúdica. A proposta desse projeto foi de desenvolver o raciocínio na criança por meio de jogos, de estratégia, trabalhando, também, a estimativa, a construção e o cálculo mental. Acredita-se que no processo de desenvolvimento de estratégias de jogo o aluno envolve-se com o levantamento de hipóteses e conjecturas, aspecto fundamental do pensamento cientifico, inclusive matemático. Assim sendo, é preciso envolver o aluno para que ele se sinta encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo de aprender a pensar, explorar e descobrir.

Concluí-se, portanto que jogar em grupo é uma conquista social cognitiva muito importante na educação das crianças, tendo que ser desenvolvida nas fases iniciais e estimulada ao longo do tempo, para que o objeto real da brincadeira seja concretizada de acordo com as finalidades dos processos educacionais. Enfim, constatamos que o trabalho feito primeiramente com atividades variadas tem sua importância na construção do conhecimento da criança.

Palavras- chave: Matemática – geometria – lúdico – aprendizagem

 

INTRODUÇÃO

A Matemática, por exercer um papel importante na cidadania, precisa estar ao alcance de todos devendo ser meta prioritária do trabalho docente através dos jogos e atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental. O conhecimento matemático construído de forma prazerosa poderá favorecer ao educando a estruturação do pensamento, desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade expressiva, da sensibilidade estética e de sua imaginação.

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino – aprendizagem da Matemática, ressaltando a importância da geometria e atividades lúdicas contextualizadas na vida prática do educando. Para tal fim, será utilizado o referencial teórico composto pelos autores Kamii, (1994); Macedo,(2005); Golbert, (1997); Rabelo, (2004); Kishimoto, (2005) e outros. Será feita também uma pesquisa de campo em duas escolas, uma privada e uma pública para compreender como acontece a aprendizagem da matemática na prática.

Assim sendo, a investigação bibliográfica e de campo deste trabalho será no sentido de compreender a importância do lúdico no ensino da Matemática no Ensino Fundamental.

A opção por este tema se dá devido a observação de que a atividade lúdica como fonte de aprendizagem ainda não é prática efetiva no cotidiano escolar. Propõe-se, então, um aperfeiçoamento da prática docente, através da criação de momentos que oportunizem à criança o exercício do seu direito de ser criança.

Percebe-se na prática que o jogo desenvolve a afetividade, as representações mentais, a manipulação dos objetos, o desempenho das ações físicas e a interação com os outros; por isso, o jogo contempla varias formas de representação