Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Plano de Aula - Ciências

Trabalho por Maria Beatriz Barcellos Proença, estudante de Pedagogia @ , Em 25/11/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

PLANO DE AULA


TEMA: As Plantas e o ambiente

DISCIPLINA: Ciências

SÉRIE: 2a. série

PROFESSORAS:

Silvana

M. Beatriz B. Proença

Objetivos gerais

- que os alunos venham conhecer sobre as plantas da fauna brasileira.

Objetivos específicos

- levar o aluno a identificar os aspectos relacionados ao desenvolvimento das plantas, descrevendo suas principais características morfológicas e fisiológicas.

- estimular o interesse pela observação das plantas, principalmente da flora brasileira, relacionando-as com sua importância para os animais.

Conteúdos

Conceitual

-ampliar o conhecimento sobre plantas;

- Identificar diferentes tipos de plantas e que ambientes são encontradas;

- descrever as partes que compões as plantas e suas respectivas funções;

- relacionar as plantas a outros componentes do ambiente.

Procedimental

- coletar dados por meio de observações diretas e indiretas;

- organizar e registrar informações em tabelas, desenhos, gráficos, listas;

- ler e interpretar textos informativos e imagens.

Atitudinal

- desenvolver hábitos de observação e registro de informações;

- valorizar e respeitar os ambientes naturais e as formas de vida;

- buscar e trocar idéias e informações, contribuindo para o conhecimento coletivo;

- valorizar hábitos alimentares próprios de algumas regiões do país.

Estratégias

- levar os alunos ao Jardim Botânico;

- recortes de figuras de revistas de plantas, suas partes e de diferentes ambientes onde podem ser encontradas que observaram no Jardim Botânico;

- montar um painel com o material recortado;

- lançar perguntas para que os alunos discutam o que aprenderam;

- fazer experiência plantando sementes.

Avaliação

- Ao final da unidade didática o aluno deverá ter se apropriado do conteúdo do trabalho, registrando por meio de desenho, de gráfico, experiências e discussão em sala de aula, o que aprendeu.