Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula

Trabalho por Marlene Aparecida Viana Abreu, estudante de Pedagogia @ , Em 30/06/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula


Pág. 13. A (in) disciplina em sala de aula e na escola tem sido uma preocupação crescente nos últimos anos entre os educadores. Pesquisas pedagógicas têm mostrado o quanto se perde de tempo em sala de aula com questões de disciplina, em detrimento da interação do aluno com o conhecimento e com a realidade.

Onde se manifesta? No "corredor", no pátio, nas imediações da escola, nas festas e eventos da escola e na sala de aula (principal enfoque a ser dado). Como se manifesta? Conversas paralelas, dispersão: professor entra em sala e é como se não tivesse entrado; dá lição e maioria não faz; quando vem professora substituta, é dia de fazer bagunça; alunos não trazem material; se negam a participar da aula; parece que nada interessa; saem no corredor na mudança de professor; fazem bagunça em sala quando não tem ninguém; irmãos entram no meio da aula para pedir material, lanche, dinheiro; riscam as carteiras e muitos outros maus comportamentos.

É claro que tudo isso perturba o educador e muito, mas se esta indisciplina for comparada com a social, como fome, mortalidade, tráfico de drogas, corrupção, assalto, seqüestro, roubo, lixo no chão, etc, veremos que a indisciplina escolar não parece tão grave.

O que não pode é ouvir professor dizer que indisciplina sempre existiu e que sempre existirá, isso é conformismo, é comodismo. É o mesmo que dizer que fome, exploração, dominação sempre existiu e que sempre existirá.

Pág. 17. Um dos dificultadores do enfrentamento da problemática disciplinar é que o educador não dispõe de uma concepção, de um método, de uma ferramenta eficiente. De modo geral, está marcado pela concepção idealista: tem uma série de idéias bonitas sobre disciplina, mas não sabe porque não as consegue colocar em prática. Para isto concorrem a falta de análise dos determinantes, a falta de clareza de objetivos, a falta de mediações concretas, bem como a falta de interação entre estas três dimensões básicas.

Buscamos a conscientização da comunidade educativa em torno de um novo sentido de disciplina. Como se dá a conscientização? Pela dialética: ação-reflexão-ação. Temos, pois, que partir da realidade, refletir sobre ela de forma a despertar o desejo, a vontade política , o compromisso de se construir algo diferente, buscar junto o que seria isto e colocar em prática; voltar a sentar em conjunto, refletir sobre a prática, etc.

Precisamos, portanto, de uma teoria que ajude a explicar a realidade, e claro que além de explicar, é necessário projetar para onde queremos ir e o que fazer; mas isto também é papel de uma boa teoria. Podemos ter páginas e paginas escritas sobre disciplina mas que não ajudem em nada o professor. O desafio, pois, é construir uma teoria que efetivamente possa ajudar a enfrentar o problema. Termos um movimento geral da reflexão sobre: análise da realidade, projeção das finalidades e formas de mediação. Para isso é fundamental que o projeto de enfrentamento do problema seja construído e assumido pelo coletivo escolar.

...antes de mais nada, para poder enfrentar o problema da disciplina, é necessário compreende-lo, ou seja, entender o que está acontecendo hoje com a disciplina na sala de aula, na escola (e na sociedade). Certamente, uma série de fatores influenciam, mas deve-se analisar como ocorre concretamente. No processo de análise é que irão emergindo os determinantes fundamentais do processo em estudo.

Pág. 21. Está muito difícil conseguir a disciplina na escola. Vemos muito professores perplexos, angustiados e pensando ate mesmo em desistir da profissão, pois alem dos baixos salários, do desprestigio social, ainda tem que agüentar desaforos e desrespeitos dos alunos em sala de aula, "que não querem