Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

O Lúdico

Trabalho por Rodrigo Koroviski, estudante de Pedagogia @ , Em 27/05/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

O LÚDICO


1 - DESCRIÇÃO:

Projeto a ser desenvolvido pela estudante professora Neuzi para a realização do Estágio Supervisionado do Curso Normal Superior com Mídias Interativas na Escola Municipal Professora em uma turma de primeira série, do Ensino Fundamental no período de 11/11/02 à 10/12/02, no turno vespertino, perfazendo um total de 88 horas.


2 - OBJETIVOS:

Objetivos Gerais

a) Levar os educandos a participarem de atividades coletivas voltadas para a ludicidade.

b) Oportunizar aos educandos situações que levem a livre expressão de pensamentos, gestos, sentimentos, através de atividades diversificadas aliadas ao lúdico.

c) Propiciar momentos que estimulem a socialização entre os educandos.

d) Aliar atividades lúdicas ao conteúdo disciplinar.

Objetivos Específicos

  • Dar condições para que as crianças se expressem em atividades de dramatizações, música, dança, desenho, recorte, colagens, jogos, dentro do contexto trabalhado;
  • Favorecer a integração entre os alunos durante o trabalho em grupo;
  • Oportunizar ao educando momentos de relaxamento através de músicas distinguindo diferentes sons e ritmos, acompanhados de gestos;
  • Levar as crianças a perceberem o ambiente que as cerca com olhar de fantasia proporcionando um ambiente criativo e agradável através de histórias;
  • Favorecer a expressão artística através de dobraduras, desenho livre, recorte e colagem.


3 - JUSTIFICATIVA

De ordem teórica

Vivemos uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar; porque a alternativa de trabalhar de maneira lúdica em sala de aula é muito atraente e educativa.

De acordo com RONCA (1989, p. 27) "O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência".

Percebemos desse modo que brincando a criança aprende com muito mais prazer, destacando que o brinquedo, é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. É a oportunidade de desenvolvimento, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, vivendo assim uma experiência que enriquece sua sociabilidade e a capacidade de se tornar um ser humano criativo.

Para VIGOTSKY (1989, p.84) "As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge da tensão do individuo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade".

Verificamos portanto que as atividades lúdicas propiciam a criança a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos os quais fazem parte de seu interior, a criança demonstra através da brincadeira como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que ele fosse, quais as suas preocupações e que problemas a estão atormentando, ou seja ela expressa na brincadeira o que tem dificuldade de expressar com palavras.

E aliar atividades lúdicas ao processo de ensino e aprendizagem pode ser de grande valia, para o desenvolvimento do aluno, um exemplo de atividade que desperta e muito o interesse do aluno é o jogo, sobre o qual nos fala KISHIMOTO (1994, p. 13)

"O jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, passa a ser considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas como jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola".

Dessa maneira percebemos a necessidade do professor de pensar nas atividades lúdicas nos diferentes momentos de seu planejamento. Lembrando que o jogo e a brincadeira