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A Criatividade Lúdica no Processo de Alfabetização

Trabalho por Anna Valeria Dias Vieira, estudante de Pedagogia @ , Em 04/05/2006

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A CRIATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


CAPÍTULO I

CONHECER PARA COLOCAR EM PRÁTICA

Esta pesquisa será feita com a perspectiva de buscar respostas para a pergunta: Como esta sendo desenvolvida a criatividade lúdica no processo de alfabetização na Escola Municipal Deputado Raimundo da Cunha Leite ?

Esta escola está localizada no Distrito de Juremal, a 40 Km da sede de Juazeiro-Ba, oferecendo desde a Alfabetização até o último ano do Ensino Médio Colegial, atendendo os estudantes do distrito e de toda a região circunvizinha onde não possui escolas, há, também, o EJA – Educação de Jovens e Adultos destinado a alfabetização dos moradores do distrito e das fazendas. Muitos dos estudantes são agricultores, trabalhando durante o dia e a noite freqüentam a escola, mas, as turmas da Educação Infantil e Fundamental I são divididas nos turnos matutinos e vespertinos.

Diante da proposta do nosso projeto de pesquisa, acreditamos que a criatividade lúdica no processo de alfabetização poderá ocasionar uma dicotomia entre escola e família, já que tratando-se de uma escola que abrange a zona rural, os pais poderão entender que seus filhos estão perdendo tempo, sendo de mais valia sua permanência na roça. Para tanto, faz-se necessário uma conscientização dos pais por parte da escola, no sentido de compreenderem a importância de atividades lúdicas no processo de aprendizagem.

O nosso objetivo geral é que através desta pesquisa possamos analisar a importância do lúdico no processo de alfabetização da criança na Escola Municipal Dep. Raimundo C. Leite em Juremal –Ba, com objetivos específicos de observar como as crianças se integram ao processo de alfabetização a partir de atividades lúdicas e, também, verificar o olhar da escola em relação à incorporação de atividades lúdicas para o desenvolvimento da alfabetização.

A pesquisa vai procurar mostrar como o lúdico pode ser uma possibilidade de mudarmos do ensino mecânico tradicional para um ensino mais significativo para a aprendizagem da criança. Não pretendemos apresentar um modelo a ser seguido, mas, juntamente com a escola, buscarmos a introdução de atividades lúdicas como um recurso a mais no processo de alfabetização.


CAPÍTULO II

EM BUSCA DE AUXÍLIO NA TEORIA

Neste referencial teórico buscamos o autor Walter Benjamin e com ele podemos entender que:

"...as crianças não constituem nenhuma comunidade isolada(...)fazem parte do povo e da classe a que pertencem. Da mesma forma seus brinquedos(...)são um mundo de diálogo de sinais entre a criança e o povo..."(Benjamin,2002,p.94)

Para Benjamin, brincar é um ato de libertação, onde as crianças que brincam estão sempre construindo um mundo próprio e se libertando dos gigantes que o rodeiam.

Procuramos, também, algumas citações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil no volume de Introdução, como uma ajuda para a concepção da pesquisa,onde, os textos do referido guia falam que:

"A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o "não brincar"".(Pág. 27)

Ainda no Referencial Curricular Nacional(1998:28)podemos perceber os benefícios das atividades lúdicas.

"Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem".

É através destes pensamentos que estamos buscando embasamento teórico para a nossa pesquisa, e com isso buscar fundamentos para as nossas perguntas quando este trabalho estiver sendo colocado em prática na Escola Municipal Dep. Raimundo da Cunha Leite.


CAPÍTULO III

ESTRATÉGIAS DA PESQUISA

Esta pesquisa será