Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Avaliação na Educação Infantil

Trabalho por Rita Sabrina da Silva, estudante de Pedagogia @ , Em 29/11/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Novo Hamburgo

2005


1 CONTEXTUALIZAÇÃO


"Um mediador é alguém que, em cada momento, em cada".

circunstância, toma decisões pedagógicas conscientes: nunca está limitado a

corrigir ou deixar errada, pois além de informar e respeitar

o erro quando construtivo, ele pode problematizar,

questionar, ajudar a pensar. "(Telma Weisz)


Todas as contradições existentes na educação se exibem em uma vitrine: a avaliação.

Nos dias atuais, já está acontecendo uma avaliação voltada para a criança e não apenas para o currículo escolar e o planejamento pré-determinados, mas voltados para as concepções que as crianças já possuem em torno do conteúdo em estudo, podendo o professor acrescentar algo a mais à aprendizagem da criança.

A Escola Educação Infantil tatu Bola, a qual será realizado o projeto de pesquisa, localiza-se no centro, no município São Leopoldo. A escola iniciou seu funcionamento no inicio de Abril de 1992 a mesma possui um amplo espaço de área coberta e outra de área livre com quadra de esportes, e bebedouro e separadamente desse local encontra-se a pracinha, com vários brinquedos como escorregador, balanço, gira-gira, casinha de bonecas.

A mesma atende de Berçário I a Pré-Escola I e II (5 a 6 anos);dispõe de sete salas de aula com piso emborrachado, uma sala para coordenação uma sala para atendimento e secretaria, uma cozinha grande, móveis, eletrodomésticos e utensílios necessários para o refeitório e preparo da alimentação, dois banheiros com oito conjuntos sanitários cada, oito pias lavabo, ambos adequados a idade das crianças, vários chuveiros com piso emborrachado, uma sala para tv, uma sala de informática, uma brinquedoteca, uma sala para lanche dos professores, uma área nos fundos de tamanho regular, uma área pequena na frente, um parque de areia,um parque de diversões em bom estado de conservação e uma ampla área verde. É uma escola ampla e arejada.

O horário de funcionamento é oito horas diárias, pela manhã das sete e trinta minutos ás onze horas e trinta minutos, à tarde das treze horas ás dezessete.

Na mesma, encontram-se quatro banheiros, sendo dois femininos e dois masculinos, onze salas de aula distribuídas em turmas de Educação Infantil, nível cinco e seis, totalizando doze turmas, que são organizadas normalmente com o número de alunos entre onze a dezoito por classe.

A instituição de ensino conta também com a sala de direção que em conjunto funciona como secretária, encontra-se ali uma máquina de xerox, mimeógrafo, reto-projetor, computador, rádio e materiais didáticos, sala de professores com banheiro próprio, cozinha com dispensa e churrasqueira, que esta a disposição os professores, alunos e funcionários.

O grupo de professores na sua maioria atuam quarenta horas semanais e possuem formação em nível superior ou esta em andamento.

Atualmente no quadro geral da escola, encontram-se cento e cinqüenta alunos, dezoito professores, uma cozinheira e três responsáveis pela limpeza e organização da instituição escolar e um porteiro a escola é privada, sendo que todos pais pagam mensalidade, para suprir as demais necessidades.

O calendário escolar é elaborado pela coordenadora junto com os demais professores e auxiliares.

A situação sócio-econômica da comunidade escolar pode ser caracterizada como média alta, sendo que muitos pais são muito bem sucedido (empresários).

A instituição de ensino oferece aos alunos no turno contrário das aulas, projetos de dança, hora do conto e reforço aprendizagem.

A turma que será observada para a realização do projeto será a turma de educação infantil I5.

As classes são organizadas em forma espalhadas e redondas, conta com três alfabetos, murais para a exposição de trabalhos numerais até vinte, armário e mesa da professora, uma prateleira com livros didáticos, jogos pedagógicos, caixa com