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A Construção da Leitura no Ensino Fundamental

Trabalho por Vera Braga, estudante de Pedagogia @ , Em 04/09/2004

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A Construção da Leitura no Ensino Fundamental


INTRODUÇÃO

Esta monografia tem como tema a construção da leitura na Escola de Ensino Fundamental II, da rede pública, que trata da problemática da leitura, que representa um importante instrumento de compreensão do mundo, objetivando analisar como os alunos se relacionam com a leitura, verificar como os professores estão trabalhando a leitura em sala de aula, refletir sobre o hábito da leitura entre os alunos do ensino fundamental II.

Para tanto escolhi vários teóricos que tratam sobre este assunto entre eles podemos destacar: FREIRE (1997); FERREIRO(1999); KATO(1998), entre outros.

A metodologia utilizada foi um questionário aplicado entre professores, alunos e gestores, foi pesquisado um aluno por série do ensino fundamental II, dois professores e dois gestores a análise feita constam em três blocos, sendo que o primeiro grupo é dos alunos, o segundo grupo é dos professores e o terceiro grupo dos gestores, a fim de descobrir opiniões de dados descritivos relacionado a temática. Pois sabemos que para desenvolver-se uma pesquisa qualitativa é preciso analisar cada situação, relações, causas , efeitos e conseqüência, significado e outros aspectos considerados necessários a compreensão da realidade estudada. Porque somente a partir daí é que passamos a conhecer a importância do estimulo pela leitura.

Nesse período de 0 a 6 anos as crianças devem ser incentivadas a terem o contato com a leitura, até mesmo a família pode e deve ser estimuladora no processo de interesse dos seus filhos. E como torna-lo interessado? A criança gosta muito de historinhas e os pais sempre que têm tempo, devem ler uma história para a criança, assim estimular seu filho a leitura.

Existem várias formas estimuladoras no processo de interesse pela leitura , mas muitas vezes os nossos pais não sabem ler. Neste caso reconhecemos os motivos pelo qual a família não pode incentiva-lo. Em caso contrário o que se sabe é que antes mesmo de aprender a ler a criança já traz um conhecimento de mundo, que chamamos de leitura incidental, como por exemplo ela não sabe ler a palavra, mas ela associa aquele objeto ao seu rótulo, ela já está lendo embora não domine o código lingüístico.

No caso do ensino fundamental II que é o meu objeto de estudo, descobri que nós professores podemos e devemos incentivar nossos alunos ao processo de interesse pela leitura. Como? Trabalhando várias formas de textos disponíveis que o aluno conseguir desde os rótulos dos produtos, jornais, revistas, entre outros.

Porque o que torna cansativo para os nossos alunos, principalmente do ensino fundamental II é aquele contato direto, digo somente com o livro didático.

E para finalizar concluo minha introdução com as definições de cada capítulo:

O primeiro capitulo trata sobre a leitura numa perspectiva interacionista e o segundo capitulo fala sobre a Leitura numa perspectiva social.

O terceiro capítulo trata da questão da pesquisa de campo.

O quarto capitulo retrata a questão de como incentivar a leitura, através de sugestões de atividades que irão subsidiar o professor a direcionar a prática de ler com seus alunos.


CAPITULO I – A LEITURA NUMA VISÂO INTERACIONISTA

1.1.OS PROCESSOS E AQUISIÇÃO DA LEITURA NA VISÃO DA PSICOGÊNESE

Sabemos que a criança para aprender a ler passa, por várias etapas de fundamental importância, razão pela qual levarmos em consideração que nesse período de sua vida a criança já leva para escola alguns conhecimentos, ou seja, ela já tem uma leitura de mundo.

Por que a criança quando começa a ler nesta fase, está associando as figuras e relacionando a palavra