Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Os Jogos Lúdicos e sua Utilização no Cotidiano Escolar

Trabalho por Ananda Fernandes Golin, estudante de Pedagogia @ , Em 13/03/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

Jogos Lúdicos


RESUMO

Este trabalho tem como tema Jogos Lúdicos, que é de suma importância para a educação infantil, ou seja, este se torna um assunto a ser trabalhado por todos pedagogos que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Conseqüentemente, projetamos neste, a função dos jogos lúdicos na pré-escola e na construção interdisciplinar do processo ensino-aprendizagem, e também o desenvolvimento dos educandos alcançado através deste. Também abordamos certos elementos que caracterizam os diversos tipos de jogos e apresentamos muitos destes jogos lúdicos. E consideramos a opinião de diversos autores, muitos conhecidos, como L. S. Vygotsky, I. C. Palangana, José Ricardo Cozac e muitos outros.

INTRODUÇÃO

O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, na verdade o jogo faz parte da essência de ser dos mamíferos.

O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificante e atraente servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.

É de suma importância que nós, educadores, saibamos como usar os jogos para ajudar o aluno no desenvolvimento do raciocínio lógico, pois o lúdico pode estar presente na aprendizagem e no desenvolvimento, sem esquecer que a sua principal importância é conhecer sua aplicação na escola.

O tema desse trabalho e seu desenvolvimento foram projetados em torno das minhas necessidades pessoais como educadora em relação aos meus alunos. Considero que por meio dos jogos lúdicos possa desenvolver o hábito do pensar nos educandos sem desviá-los do mundo real e de seu cotidiano.

Para uma utilização eficiente e completa de um jogo educativo é necessário realizar previamente uma avaliação, analisando tanto aspectos de qualidade de software, como aspectos pedagógicos e fundamentalmente a situação pré-jogo e pós-jogo que se deseja atingir.

Acredito que esse tema tem importância não só para a prática diária do professor que se configura como um meio, para que eu possa ter maior conhecimento sobre a importância da utilização dos jogos lúdicos na construção e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos meus alunos.

Pretendo com esta pesquisa contribuir para uma reflexão sobre a importância dos jogos lúdicos na formação, constituição e desenvolvimento cognitivo dos educandos.


1 - JOGOS LÚDICOS

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo nº 205, diz que: "A Educação é um direito de todos e dever do Estado[...]."

O acesso gratuito à escola é condição indispensável para a garantia dessa premissa constitucional e para que se complete na totalidade do seu sentido, deve estar acompanhada de procedimentos que assegurem condições para sua concretização. O aprendizado acontece de maneira continuada e progressiva e requer ferramentas que possibilitem seu desenvolvimento, sabendo-se que a criança precisa de tempo para brincar.

Por exemplo, um jogo educativo computadorizado é um ambiente de aprendizagem que une as características dos jogos com as do software. O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática que ganhou mais terreno ultimamente. Isto se deve principalmente a possibilidade de criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados, ou seja, adaptado as características de cada aluno, somado as vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros. Os jogos mantêm uma relação estreita com a construção do conhecimento e possui influencia como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.

"Quando estuda-se a possibilidade da utilização de um jogo computadorizado dentro de um processo de ensino e aprendizagem devem ser considerados não apenas o seu conteúdo mas também a maneira como