Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Plano de Aula: Temas Transversais

Trabalho por Waldir Yuri Daher Lopes da Rocha, estudante de Pedagogia @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

RECURSOS NATURAIS

PORTO NACIONAL 1ª SIMESTRE/2003


PLANO DE AULA SEMANAL

1 IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: ________________

SÉRIE: 4ª Série do Ensino Fundamental

TEMA: A Semana dos Recursos Naturais.


2 OBJETIVO GERAL

Levar aos alunos que os recursos naturais são de suma importância para a sobrevivência do homem, intercalando com as demais disciplinas.


3
OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Explorar o conteúdo através de poesias, nas aulas de português;
  • Desenvolver situações que envolvam cores, pesos, medidas de comprimento, volumes, texturas nas aulas de matemáticas;
  • Promover os estudos dos recursos naturais: animais, vegetais, minerais, nas aulas de ciências;
  • Estudar o solo e suas substâncias, nas aulas de geografia;
  • Pesquisar a utilização dos recursos naturais nas comunidades primitivas, nas aulas de histórias;
  • Discutir sobre a poluição;
  • Abordar a importância dos recursos naturais na economia;


4 ATIVIDADES

  • Leitura de textos: Os estados dos corpos, Dulce Carneiro; Histórias ao Vento, Adalgisa Nery; Luar, Hilda Conking; Vento Saltitante, Helena Pinto Vieira; Vassoura do Céu, Dorothy Aldis;
  • Caça Palavras;
  • Confeccionar Catavento e Moinho de Vento;
  • Produção de textos, relacionado com as ilustrações;
  • Debates;
  • Seminários;


5 TEMPO PREVISTO

1 (uma) semana


6 RECURSOS

  • Vídeos Específicos
  • Revistas
  • Jornais
  • Jogos


7 AVALIAÇÃO

  • Criação de uma comissão de alunos para avaliarem uns os outros;
  • Avaliação da participação e desenvoltura;
  • Redação
  • Relatório diário


8 COMENTÁRIO

Esse plano sob temas transversais e interdisciplinares vem trazendo conteúdos necessários para a formação do homem e do cidadão através das disciplinas tradicionais como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais.

Buscando dentro e fora da escola, os problemas ecológicos, de educação sexual, de intolerância cultural e de ética, a fim de que os alunos fazem parte de uma nova concepção de educação, rompendo os conteúdos tradicionais isoladamente.

Enfim, esse novo parâmetro curricular visa transformar os alunos em seres pensantes e preocupados com a sociedade e o meio ambientes, despertando o papel de cidadão.


BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Waldirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. Pintando o Sete com Educação Didática. Uberlândia/MG: Ed Claranto, 1ª ed, 1999.

RECURSOS NATURAIS

PORTO NACIONAL 1ª SIMESTRE/2003


PLANO DE AULA SEMANAL

1 IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: ________________

SÉRIE: 4ª Série do Ensino Fundamental

TEMA: A Semana dos Recursos Naturais.


2 OBJETIVO GERAL

Levar aos alunos que os recursos naturais são de suma importância para a sobrevivência do homem, intercalando com as demais disciplinas.


3
OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Explorar o conteúdo através de poesias, nas aulas de português;
  • Desenvolver situações que envolvam cores, pesos, medidas de comprimento, volumes, texturas nas aulas de matemáticas;
  • Promover os estudos dos recursos naturais: animais, vegetais, minerais, nas aulas de ciências;
  • Estudar o solo e suas substâncias, nas aulas de geografia;
  • Pesquisar a utilização dos recursos naturais nas comunidades primitivas, nas aulas de histórias;
  • Discutir sobre a poluição;
  • Abordar a importância dos recursos naturais na economia;


4 ATIVIDADES

  • Leitura de textos: Os estados dos corpos, Dulce Carneiro; Histórias ao Vento, Adalgisa Nery; Luar, Hilda Conking; Vento Saltitante, Helena Pinto Vieira; Vassoura do Céu, Dorothy