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Monografia: As Relações Interpessoais na Gestão Democrática: Fator determinante para uma Escola de qualidade

Trabalho por Eliezer de Jesus Vieira, estudante de Letras @ , Em 30/03/2009

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Monografia: As Relações Interpessoais na Gestão Democrática: Fator determinante para uma Escola de qualidade

Faculdades Integradas Módulo
2004

 

 

 

Folha de Rosto:

As Relações Interpessoais na Gestão Democrática: Fator determinante para uma Escola de qualidade
Faculdades Integradas Módulo
2004

Monografia apresentada para obtenção do titulo de licenciada pelo Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo.

Orientador: Profª (Nome)

 

Folha de aprovação: (dados pessoais)

Colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome completo do(s) autor (es) do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (“Dissertação aprovada como exigência parcial para a obtenção do grau de Especialista em ........ à Comissão Julgadora das Faculdade__________________________”), data de aprovação, nome completo, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem.

 

Dedicatória: (dados pessoais)

Elemento opcional, colocado após a Folha de Aprovação.

 

Agradecimentos: (dados pessoais)

Elemento opcional, colocado após a dedicatória.

 

Resumo

Este estudo pretende verificar as seguintes questões: importância do viver bem, do relacionar-se com o outro; a importância de ser interpessoal no processo chamado de gestão democrática. Nesse sentido, pretendo investigar as ações que vem sendo desenvolvidas demonstrando através de uma linha temporal questões administrativas. Este trabalho desenvolve-se dentro de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. No primeiro capítulo, procuro tecer um paralelo da evolução histórica da Administração Escolar, abordando neste ponto as teorias administrativas de Taylor, Fayol e Ford início do século XX. O segundo capítulo, traz uma abordagem histórica da administração dentro da ditadura militar no período de 1970. No terceiro capítulo do presente trabalho, escreverei sobre os princípios de gestão democrática e as relações decorrentes deste processo. Analisaremos no quarto capítulo, questões que relacionam a prática do diretor na comunidade escolar visando a garantia de um trabalho eficaz e o bom relacionamento que gera a gestão participativa. Tenho por objetivo além de ampliar meus conhecimentos, proporcionar uma troca dentro deste novo paradigma da gestão democrática e das relações humanas com o grupo de trabalho.

Palavras chaves: Gestão Democrática. Relações interpessoais. Pesquisa.

 

Lista de Gráficos

Gráfico 1
Gráfico 2
Gráfico 3
Gráfico 4
Gráfico 5
Gráfico 6
Gráfico 7
Gráfico 8
Gráfico 9
Gráfico 10
Gráfico 11
Gráfico 12
Gráfico 13
Gráfico 14
Gráfico 15
Gráfico 16
Gráfico 17
Gráfico 18
Gráfico 19

 

Sumário

Introdução
1. Evolção Histórica da Administração Escolar
1.1. Caminhos Percorridos: Encontros e Desencontros da Administração Escolar
1.2. Taylor, Fayol E Ford: Cconceitos de Administração Incorporados pela Administração Escolar
2. Administração Escolar : Raízes Históricas
2.1. A Organização do Trabalho e Nova Visão de Administração
3. Gestão Democrática: A Escola em Ação
3.1. Fortalecendo as Relações Interpessoais na Escola
4. Caracterizando a Pesquisa: Análise e Intrpretação
4.1. As Questões
4.2. O Organismo Escola
4.3. Análise e Intrpretação
Conclusão
Referências Bibliográficas

 

Introdução

Em um tempo no qual tanto se tem discutido sobre o lugar e o significado das competências e habilidades na escola básica, tanto da formação dos professores, quanto dos alunos, faz-se oportuno relacionar a importância da competência do administrador escolar a partir do novo paradigma de gestão democrática na educação.

Para tanto faz-se necessário mostrar que as relações que se desenvolvem nos locais de trabalho nas sociedades capitalistas foram inauguradas através de uma linha advinda de uma administração de empresas inauguradas por Taylor, Fayol e Ford desenvolvidas em suas teorias empresariais, onde a visão futura era a da