Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Plano de Aula para 5ª Serie - Inglês

Trabalho por Andreia de Toledo Tomaz, estudante de Letras @ , Em 26/09/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

PLANO DE AULA


ESCOLA:


Disciplina
: Língua Inglesa Série: 5ª série Ano: 2006


Professor:


Título da atividade

O inglês mais perto do que se imagina!


Conteúdo

Inglês no nosso dia-a-dia


Tempo necessário

1 aula


Objetivos Específicos

  • Identificar palavras em inglês no nosso dia-a-dia;
  • Recortar palavras de revistas e jornais
  • Montar um cartaz com os recortes
  • Escrever as palavras encontradas
  • Ler o que foi escrito
  • Dizer o significado as palavras encontradas através de associação entre palavras em inglês e seu uso em português


Recursos didáticos:

  • Folha sulfite (fornecida pelo professor)
  • Revistas e jornais (trazido pelos alunos – solicitar com antecedência)
  • Tesoura e cola (trazido pelos alunos – solicitar com antecedência).


Organização da sala de aula:

Em grupos de 5 alunos


Procedimento:

Confecção de Cartaz e Jogo

A sala será divida em grupos de cinco alunos.

Cada grupo terá 20 minutos para procurar nas revistas / jornais 10 palavras em inglês que são usadas em nosso dia-a-dia. Pode ser nome de produtos, de lugares ou simplesmente palavras que foram incorporadas ao nosso vocabulário.

Recortar e colar essas palavras na folha de sulfite e escrever logo abaixo a palavra.

Depois, será sorteado um grupo e um cartaz. Os alunos do grupo sorteado deverão dizer o que significa cada palavra colada no cartaz. Não usar dicionário. Deixar que os alunos tentem associar a palavra ao produto, ao nome do estabelecimento ou ao sentido dado a palavra em português.

Ganha quem acertar mais palavras do cartaz do outro.

Atenção para que o grupo não leia seu próprio cartaz.


Antecipação de Dificuldades

  • Falta de material para a atividade (providenciar algumas revistas, jornais, cola e tesoura);
  • Dificuldade em localizar as palavras;
  • Dificuldade em dizer o significado das palavras;
  • Participação pequena dos mais tímidos e daqueles com menos conhecimento da língua
  • Palavras copiadas erradas por falta de atenção
  • Palavras usadas erroneamente em português ou falso cognato.
  • Indisciplina


Avaliação

A avaliação consistirá, basicamente, em observar a participação de cada aluno na localização das palavras.

Depois avaliar a participação de todos para achar o significado das palavras.

Verificar a coerência, a organização das idéias e a administração do tempo.


Observações com referência ao procedimento aplicado

- Procedimento favoreceu a interação dos alunos.

- Os mais tímidos precisaram ser estimulados por se sentirem inseguros para falar o significado das palavras.

- Algumas palavras não foram traduzidas

- Procedimento favoreceu a descoberta de que sabemos mais de inglês do que pensamos.