Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Tigres Asiaticos

Trabalho por Antônio Fonseca, estudante de Geografia @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Os Tigres Asiaticos


Características
: Os países chamados de "Tigres Asiáticos" são Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul, e estão em desenvolvimento com altas taxas de crescimento. A partir de 1960, esses países adotaram, processo de substituição de importação para bens de consumo não duráveis e, numa Segunda etapa, a exportação desses produtos. Na década de 70, o mesmo processo ocorreu para bens duráveis. As principais razões para o crescimento econômico foram o baixo custo da mão de obra e a produção em larga escala para exportações a partir dos anos 60.

 

Cingapura

Principais Características -É uma cidade - Estado, com superfície bem pequena. O relevo é montanhoso a sudoeste e plano a leste com áreas arenosas e pantanosas. As condições naturais favorecem a instalação de portos com excelentes ancoradouros.

Na economia destaca-se a industrialização do estanho, a produção de elétricos, computadores, eletrodoméstico, metalúrgica, química, etc.

Localização- Ao sul da península da Malásia, próximo da ilha de Sumatra, esta ilha liga-se ao continente por um viaduto.

Processo Historico - A Inglaterra estabeleceu-se no Cingapura no inicio do século XIX. Depois, a companhia das Índias Orientais comprou a ilha, desenvolvendo o comercio, principalmente internacional. Ela foi invadida pêlos japoneses na 2ª Guerra Mundial. E tornou-se independente em 1965, constituindo-se em Cidade –Estado.

 

Taiwan

Principais Características - A maioria da área são de montanhas agrupadas numa cadeia principal, que se estende de norte a sul, sendo vertente leste escarpada e a oeste mais plana e fértil. Nas melhores terras ao sudoeste são feitas 2 colheitas de arroz por ano.

As atividades industriais são a forte economia de Taiwan. Separado Da China, o país passou a desenvolver as industrias e atrair investimentos estrangeiros.

Localização- No sudeste da China e é cortada pelo trópico de Câncer

Processo Historico - Os primeiros habitantes era malaios que, a partir do século XIV, foram submetidos ao domínio chinês ao dos portugueses, que ali instalaram um entreposto comercial e deram o nome a ilha de Formosa. Em épocas diferentes a ilha foi ocupada por holandeses, espanhóis, chineses e japoneses, sendo que esse ultimo teve o domínio ate o final da 2ª Guerra Mundial, quando a ilha foi restituída à China.


Coréia
do Sul

Principais Características - O relevo é relativamente suave apresentação áreas de planalto a leste e grandes planícies a oeste, ocupadas, na maior parte pelo cultivo do arroz, que é a base de alimentação do país.

A economia da Coréia do sul baseia-se principalmente na industrialização e no setor de serviços. A transformação da economia foi incentivada pela ajuda de capitais de outros países, sobretudo norte – americano e japoneses, permitindo reestruturar o país, com abertura do mercado de capitais e incentivo de novos investimentos estrangeiros.

Localização - Ela ocupa a parte meridional da península da Coréia, ao leste da China. Entre os mares Amarelo e do Japão, e juntamente com a Coréia do Norte fazem seu limite.

Processo Historico - Os primitivos habitantes da Coréia sofreram, ao longo dos séculos, influencias de povos conquistadores, dentre os quais se destacaram os mongois e os chineses. O território foi disputado, também, por russos e japoneses. Estes, em 1910, anexaram toda a península as Coréia, de forma brutal, inclusive tentando suprimir a língua e a cultura coreana. Durante a 2ª guerra, dezenas de coreanos foram levados para trabalhos forcados ao Japão.