Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Globalização

Trabalho por Jeferson Laguna Junior, estudante de Geografia @ , Em 05/08/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

A GLOBALIZAÇÃO


A Globalização é um renascimento capaz de produzir uma revolução mundial nos planos de produção, produtividade e riqueza, impondo aos países e seus governantes uma realidade à qual devem se ajustar implacavelmente ou morrer no ostracismo da história. Entretanto, não há, na prática, uma receita pronta para o Estado ideal, orientando-se cada realidade por sua cultura nacional.

O meio ambiente é um dos alvos mais desejado e degradado neste processo de globalização, onde os países mais desenvolvidos dominam os países menos desenvolvidos e exploram de forma arrasadora todos os recursos naturais e sociais, onde os países menos desenvolvidos dão sua contribuição na chamada "globalização" de forma que seu desenvolvimento é o último interesse mundial, ou seja, os países de primeiro mundo a "elite mundial" praticamente ditam as regras. Essa elite domina e explora o máximo possível, depois divulgam que os países "pobres" são os causadores da pobreza mundial, onde na verdade esse grande impacto ambiental é causado pela dominação dessa "elite mundial".

No caso do Brasil, por exemplo, tivemos o processo de economia de energia dito "apagão", onde a maior preocupação do governo e dos órgãos competentes era a falta da água. Daí eu te pergunto: será que a maior preocupação era a falta de água? Ou o FMI decretou uma lei para o Brasil mais ou menos assim: Todo brasileiro deve consumir o mínimo de água possível. Particularmente eu acredito que certos órgãos mundiais querem impor leis que fazem com que os paises que possuem recursos naturais cedam uma parcela para outros paises. Será que essa parcela está realmente suprindo todos os países que necessitam, sem observar as condições desses paises dentro da globalização? São perguntas que podemos perceber e visualizar nas reportagens atuais.

Temos também o nosso grande atrativo natural que é a Amazônia, que por sua vez está sendo explorada pelos países de primeiro mundo que se acham donos desse sistema natural, que por sua vez foi tombado como patrimônio da humanidade. Será que realmente é patrimônio de toda humanidade? Ou é um patrimônio que só os mais fortes poderão explorar, almejando seus próprios interesses internos? Será que essa "elite mundial" abrirá as portas para que todos possam entrar e sair a hora que quiserem?

Particularmente não sou contra a globalização. Eu acredito que o nome já explica o que realmente deveria ser, ou seja, todos devem interagir com todos buscando uma relação mundial extremamente igual observando as particularidades de cada um.

A globalização não deverá ser um poder centralizador, onde alguns ditam as regras e a grande massa obedecerá sem poder criticar, opinar e escolher o melhor para a maioria. Seria até pretensão da minha parte, mas eu acho que a globalização tem o dever de eliminar grupos de poder econômico, social e político, e sim homogenizar dentro do possível as condições mundiais. Dessa forma todos poderão ter acesso as tecnologias envolvendo transporte, comércio, renda, administração e outros para desenvolver por igual.


BIBLIOGAFIA

www.mundogeo.com.br

COELHO, Marcos A. Geografia do Brasil. 4ª edição. São Paulo, Editora Moderna, 1996.