Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Importância da Televisão como Meio de Comunicação Social

Trabalho por Ivônio Pinheiro Ribeiro Netto, estudante de Ciências Sociais @ , Em 10/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

São Luís

2006


1 INTRODUÇÃO

Televisão (do grego tele -distante- e vision do latim) é um sistema eletrônico de transmissão de imagens e som de forma instantânea, funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho que recebe o mesmo nome do sistema ou pode também ser chamado de aparelho de tv. O aparelho de tv capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

A televisão é um dos mais fortes meios de Comunicação de Massa em nosso país, apesar de diversidades culturais, sociais e econômicas. As tele novelas são a mania nacional e são responsáveis pelo comportamento de milhões de pessoas, dizendo de forma indireta o que elas devem fazer, consumir e pensar.

O rádio também faz grande parte de nosso cotidiano, sendo diferente da televisão, mais usada para o entretenimento, ouvindo sua programação e recebendo notícias do dia-a-dia, é um universo bastante diversificado, indo desde desporto, serviços, música, fé e lazer.

Muito se fala acerca da televisão, mas muito raramente para valorizar os seus aspectos positivos, ou seja, aquilo que ela tem de bom e a contribuição que ela pode ter em termos educativos, num sentido cultural ou simplesmente informativo. Desta forma, no nosso trabalho iremos abordar o papel da televisão como meio de comunicação de massa, falando do seu papel social e etc.


2 História da tecnologia

O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em fevereiro de 1924 em Londres por John Logie Baird com uma imagem do desenho animado Felix the Cat e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões foi a das Olimpíadas de 1936, em Berlim. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com a guerra e à renda adicional disponível (aparelhos de TV nos anos 30 custavam o equivalente a US$ 7000 atuais (2001) e havia pouca programação disponível).

A televisão em cores surgiu em 1954, na rede americana NBC. Um ano antes o governo americano aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.


3 Tipos de aparelhos

A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.

Tendo início na década de 2000, a televisão moderna se divide em três tendências distintas:

Aparelhos de TV somente.

Sistemas integrados com aparelhos de DVD e/ou videocassetes VHS montados no próprio televisor (geralmente modelos menores com telas até 17 polegadas, pois a idéia é ter um sistema portátil completo);

Sistemas independentes com tela grande (monitor de vídeo, rádio, sistema de som) para o usuário montar as peças