Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia

Tag Cloud

A Importância da Física na Humanidade

Trabalho por Cezar Alberico Pereira de Deus, estudante de Colegial @ , Em 10/04/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

A Importância da Física na Humanidade

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho tento explicar com minhas palavras um pouco sobre o que é a física, onde encontramos, pra que serve e, também, um pouco sobre dois físicos que, assim como todos outros, foram muito importantes para a historia da física. Em especial Galileu Galilei, Max Planck e outros que não foram citados neste trabalho.2

Capitulo: 1

A FÍSICA É MUITO IMPORTÂNTE PARA A HUMANIDADE.

Embora não nos preocupamos, ou até mesmo não percebemos, a física tem uma enorme importância para humanidade. Atravéz dela é possível entender o mundo à nossa volta.

Acharemos física em tudo. Desde o estudo das águas subterrâneas, analises de dados usando métodos radioativos, até um simples ato de andar de bicicleta. Enfim, são tantas e tão variadas as aplicações da física que seria necessário um grande trabalho para enumera – las.

A física é o estudo e a compreensão dos fenômenos da natureza, e essa compreensão, se feita de maneira correta, traz para as pessoas uma nova maneira de ver o mundo e até mesmo a própria física.

Ensinar e aprender a física vai muito alem da apresentação de formulas e cálculos. É necessário atenção para entender e capturar o que ela quer te passar.

É muito comum encontrar em escolas uma maioria de alunos que não conseguem entender e nem gostar de física. Assim como, pais que não apóiam seus filhos quando resolvem estudar física, ou se tonar um físico. Pois, para a maioria da população o futuro de um físico está restrito as sofridas salas de aula. Entretanto isso é um engano que precisa ser corrigido urgentemente.

Existem outros campos de trabalhos, em que é necessário, o conhecimento de física para um bom desempenho de atividades.

Capitulo: 2

Associações da física.

Física está associada a diversas áreas do conhecimento:

- Medicina: Essa associação teve inicio há muito tempo quando foram descobertos os raios x, em 1895, e essa união, dura até hoje e cresce sempre mais.

- Odontologia: O que há de mais moderno hoje em dia na odontologia é o uso do raio lazer que atua como uma "varinha mágica multi uso", desempenhado diversas funções.

- Biologia: Na biologia problemas fundamentais, podem ser estudados, usando conceitos físicos como: biologia estrutural, foto biologia, bio- informática, biomecânica etc.

É possível encontrar no Brasil de doutores em física que vem sendo contratados por bancos de investimentos e empresas financeiras, ". isso é a física de sistemas complexos sendo usada para economia e finanças". Surgi aí uma nova área: a Econofisica.

A física e suas divisões

FISICA: É a ciência que se propõe a compreender e a desvendar todos os fenômenos na natureza.

-Física atômica e molecular: área da física que estuda as propriedades dos átomos, moléculas e suas interações.

-Física clássica: parte da física que se caracteriza pela formulação baseada na mecânica clássica de Newton e no eletromagnetismo de Maxwell.

- Física da matéria condensada: também conhecida como física do estado sólido. É a área que procura a explicação das propriedades e dos fenômenos da matéria a partir dos conceitos e das equações fundamentais da mecânica quântica e da física estatística. É a área responsável pela explosão tecnológica dos circuitos integrados, microprocessadores, supercondutores, entre outros.

-Física experimental: é a área que utiliza como método experimental para determinar grandezas físicas relevantes e observar processos físicos.