Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Influência da Língua Inglesa no Brasil

Trabalho por Roberto Bernardo, estudante de Turismo @ , Em 27/03/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

A Influência da Língua Inglesa no Brasil


Introdução

Este trabalho visa abordar a influência da língua inglesa no Brasil, tendo a língua como o principal instrumento dessa revolução. A leitura é um hábito benéfico. Quem lê, melhor escreve, melhor fala, sabe mais. Tendo em vista que o aluno tem medo de enfrentar uma situação de leitura, a proposta do presente trabalho é dar condições ao aluno para que ele possa se defrontar com uma leitura com sucesso.

Sabendo que as informações repassadas de uma forma clara, levam ao aluno o gosto pela língua estrangeira, levaremos as informações essenciais. Considerando que há uma grande influência de produtos importados, pretendemos despertar a curiosidade sobre o que a língua inglesa retrata na aldeia global.


Capitulo I

1. A Importância da Língua no Turismo

A atual busca de informação aliada à necessidade de comunicação em nível mundial já fez com que o inglês fosse promovido de língua dos povos americano, britânico, irlandês, australiano, neozelandês, canadense, caribenhos, e sul-africano, a língua internacional. Enquanto que o português é atualmente falado em 4 países por cerca de 195 milhões de pessoas, o português é a quinta língua falada no Mundo e o inglês é falado como língua mãe por cerca de 400 milhões de pessoas, tendo já se tornado a língua franca, o Latim dos tempos modernos, falado em todos os continentes por cerca de 800 milhões de pessoas.

Estimativas mais radicais, incluindo falantes com níveis de menor percepção e fluência, sugerem a existência atualmente de um total superior a um bilhão. (Crystal 360, minha tradução).

Além disso, há estimativas de que 75% de toda comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em inglês.

Acrescente-se a isso a redução de custos de passagens aéreas, o que aumenta contatos internacionais em nível interpessoal. Em paralelo, a atual revolução das telecomunicações proporcionada pela informática, pela fibra ótica, e por satélites, despejando informações via TV ou colocando o conhecimento da humanidade ao alcance de todos via INTERNET, cria o conceito de auto-estrada de informações. Estes dois fatores bem demonstram como o mundo evoluiu a ponto de tornar-se uma vila global, e o quanto necessário é que se estabeleça uma linguagem comum.

Ao assumir este papel de língua global, o inglês torna-se uma das mais importantes ferramentas, tanto acadêmicas quanto profissionais. É hoje inquestionavelmente reconhecido como a língua mais importante a ser adquirida na atual comunidade internacional. Este fato é incontestável e parece ser irreversível. O inglês acabou tornando-se o meio de comunicação por excelência tanto do mundo científico como do mundo de negócios..

1.1 Origem do Inglês no Brasil

No século XVII, Napoleão Bonaparte vinha conquistando toda a Europa, porém a Inglaterra resistia e ele sabia da superioridade da marinha de guerra inglesa. Sendo assim, determinou bloqueio continental à Inglaterra, com o objetivo de sufocá-la economicamente. Entretanto, Portugal tenta ser neutro e continua negociando com os Ingleses. Em represaria, Napoleão ordena a invasão ao território português.

O comércio português era muito importante para os ingleses. Sendo assim, a Inglaterra assina um acordo secreto com Portugal se comprometendo a ajudar a família real a vir para o Brasil, antes que as tropas francesas chegassem a Portugal.

Com a vinda da família para o Brasil através do auxílio inglês, a Inglaterra passou a ter privilégios no comércio e também a colônia brasileira começou a se desenvolver. Ocorreram várias melhorias, as decisões passaram a ser tomadas aqui, o que mais tarde veio a agradar Portugal. Por outro lado, os gastos com a manutenção da Corte no Brasil