Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

O Novo Perfil da Secretária Moderna

Trabalho por Juliana de Souza Castanha, estudante de Secretariado Executivo @ , Em 10/11/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

O NOVO PERFIL DA SECRETÁRIA


Secretária! Tantas historias e estórias a respeito. Comentários, motivos de inspiração de músicos, de poetas e também de chefes e patrões. Bonita, sensual, bem vestida, perfumada, disponível... Mas isso é coisa do passado! A secretaria convencional de gestos leves, fala mansa, sempre as voltas com a datilografia, atendendo o telefone, anotando recados, cuidando da agenda do chefe, esta em processo de extinção. Em seu lugar surge a profissional, a secretária moderna que digita em micro, que domina a linguagem da informática, que acompanha os acontecimentos da empresa onde trabalha, que analisa as cotações da bolsa, que opina sobre as oscilações do mercado e sugere operações em títulos bancários uma vez que esta em sintonia com o mundo dos negócios, com as atividades do executivo. Desde, com a automação, passa a figura como parceira no desenvolvimento do trabalho. Deixando de lado os exercícios burocrático, preso a papeis, assume a postura de sua assistente, tendo espaço para opinar, assessorar e participar dos problemas administrativos, ampliando o campo profissional, significa que a profissão já chegou na empresa, embutindo maior seletividade, ajudando a desempenhar funções vitais de apoio junto a chefia. Com a automação, a vida da secretaria moderna ganha nova dimensão, possibilitando ganhar tempo na administração das rotinas e abrir novos horizontes para a profissão. Mas não só são as secretárias que ganha com a automação. Os executivos, as chefias passam a ter novo papel nessa relação de trabalho com essa profissional. Entre o executivo e a secretária tem iniciado uma nova cultura de permuta, em reciprocidade contínua de trabalho e uma troca de idéias.

Assim, ao mesmo tempo que a chefia passa a assumir atividades, buscando os resultados no micro, avaliando a flutuações do mercado, as operações da bolsa, redigindo um fax, ou digitando uma carta, compete a secretária aprender novas atividades, como elaborar projetos, montar organogramas, fluxos de produção e outros.

Essa nova cultura na relação de trabalho precisa ser levado em consideração, merecendo especial atenção e busca de treinamento pôr arte da secretária. E isso lhe impõe uma postura, que não a tradicional, transformando lhe o perfil, com decorrência do próprio contexto do mundo. Quando a evolução natural da tecnologia forma e conforma o comportamento das pessoas. Estas buscam trabalhar menos e viver melhor, com mais conforto. Pôr isso nunca deixará de existir um lugar para a secretária moderna, eficiente e competente. E isso não significa que vá deixar de ser bonita, de se apresentar bem, de ser maravilhosa. O que mudou foi o perfil, valorizando o relacionamento de parceria, quando tanto para a chefia, quanto para a secretária, os objetivos são os mesmos: os bons resultados, que interagem em mutualidade permanente no desempenho profissional de ambos.

Às verdadeiras amigas da verdade e de verdade. Às anônimas profissionais que, longe de serem sombras, projetam um brilho que merece atenção todos os dias, pelo que são não só hoje, nosso dia, mas sempre!!!.


SECRETÁRIA MODERNA.

O QUE É SER UMA SECRETÁRIA NO MUNDO MODERNO?

Secretária no mundo moderno é ser uma profissional assessore o executivo, transmitindo informações e executa as tarefas que lhe são confiadas. Ela transformou-se, no mundo moderno de negócios e nessa era da globalização de economia, em assistente executiva que domina as habilidades requeridas num escritório, demonstra capacidade para assumir responsabilidade sem supervisão direta e tem iniciativas para tomar decisões segundo os objetivos assinalados pela autoridade. Atualmente, o executivo espera dela para desempenhar funções de assistente administrativa que possa alivia-lo de trabalhos rotineiros alguns especializados. Daí o mercado de trabalho passa a recrutar profissionais com conhecimento para tarefas que antes eram da competência do executivo.

Em duas funções diárias, a secretária deve ser mais que