Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Vantagens e Desvantagens do Capitalismo e do Socialismo

Trabalho por Cristiano Chiele, estudante de Economia @ , Em 17/09/2007

5

Tamanho da fonte: a- A+

Vantagens e Desvantagens do Capitalismo e do Socialismo

2007

 

Capitalismo Puro (utópico)

Capitalismo Vantagens e desvantagens: Capitalismo e Socialismo são dois tipos de sistemas econômicos diferentes. O Capitalismo é um sistema econômico com base na livre iniciativa. O Socialismo é um sistema onde o estado detém o controle das atividades econômicas.

Capitalismo utópico.

Neste sistema não haveria desvantagens, pois a o agente econômico família e as empresas, se compensariam através do fluxo de capital, sem prejuízos, cada um estaria consciente de seu papel, evitando vazamentos de fluxo circular de renda, sob o principio anti-paternalista de que cada um é o melhor juiz de seus próprios interesses. Este pensamento era aliado ao principio de que o mercado se ajusta as necessidades de seus agentes, sem necessidade de interferência do estado aliado ao principio da inviolabilidade da propriedade privada, considerando um a extração tributária, como fator que atinge a propriedade privada.

Capitalismo Atual

Apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.

As desvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infra-estrutura.

Atualmente o estado é malvisto pela maioria da população, pois a mesma não se sente representada.

Os representantes do povo que teriam como missão, de corrigir disparidades do mercado através da criação e fiscalização de leis, e zelar pelo cumprimento das mesmas, muitos ao invés disso, utilizam suas influencias, para obter benefícios próprios.

Socialismo.

É considerado capitalismo utópico quando vem do fato dos teóricos exporem seus princípios de uma sociedade ideal, sem indicar os meios de alcançá-la.

O socialismo se difere do capitalismo, a partir d momento que o poder é fortemente centralizado e as operações comerciais, são fortemente vigiadas pelo governo, ou então totalmente controlada, ao ponto de a máquina publica ser o único empregador e fornecedor de uma população. A propriedade privada não existiria, e a lei da oferta e procura também não existiria, como também a concorrência.

As desvantagens da implantação de um sistema de governo assim seria a criação de uma nova constituição, de ideais igualitários, onde a economia seria planificada, eliminaria a concorrência, desaquecendo o mercado, sem na fuga imediata de capitais, perante o risco de estatização, o pais teria pouco investimento externo, pois seria considerado investimento de risco, seria um pais fortemente estatal, controlado pelo estado.

Atualmente por pressão de mercado e pelo fluxo muito rápido da informação, pelo reflexo da globalização, ao capitalismo e o socialismo estão cada vez mais convergentes, uma prova disto é o crescente mercado chinês, dito como socialista, já se equiparando ao mercado americano.