Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Documentação como Método de Estudo

Trabalho por Dinarte Junior, estudante de Direito @ , Em 29/07/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

A Documentação como Método de Estudo

RECIFE/ABRIL/2002


O despertar por parte do corpo estudantil para a organização e disciplina na hora de adquirir conhecimentos, através métodos e técnicas organizacionais de aprendizado que vem viabilizar um melhor e mais rápido entendimento da matéria estudada, é o que nos mostra o autor nesse capítulo de número dois.

Tomando como ponto de partida o conhecimento ou o reconhecimento de que o "aprender" é estritamente pessoal e que, métodos e técnicas cientifico - educacionais foram criadas com o fim de auxiliar no aprendizado, passa, o autor, a mostrar a importância da escolha dos elementos e documentos a serem estudados, assim como a co- relação entre eles existentes, formando uma corrente crescente de pensamentos e raciocínios que nos leva a um melhor (no sentido de mais completo), entendimento da matéria estudada.

Alerta – nos ainda, o autor, que além da escolha da documentação para estudo, relevante é a organização pessoal que cada aluno vai dar a seu acervo, de forma a facilitar o acesso à informação desejada no momento em que a situação assim exigir, e que, para um funcionamento eficiente, conforme as normas de técnicas de aprendizado, o mais indicado é a formação de fichário, onde deverão ser colecionadas fichas temáticas, onde tema/subtemas e título/subtítulos se relacionem sistematicamente; essas fichas surgirão a partir dos conhecimentos adquiridos por alunos em leituras, aulas, palestras, seminários, congressos e etc., e que para um funcionamento perfeito, não deve ocorrer embaralhamento das matérias, ficando cada uma em seu respectivo lugar no fichário.

No nosso entendimento, esse texto tem a função de nos mostrar a importância do aprender conhecimentos, de forma facilitada, pelo emprego de métodos e técnicas de aprendizado que viabilizam por via sistemática a fácil assimilação das matérias estudadas, e que, para facilitar a localização dos textos e matérias já conhecidos pelo aluno, a criação de um arquivo em forma de fichário onde em destaques se apresentam títulos e subtítulos assim como temas e subtemas numa relação sistemática onde viabilizem um acesso rápido, fácil e preciso ao assunto a que procura naquele momento.

Com outras palavras, diríamos que o conhecimento de forma desordenada e desprovida de técnicas e metodologia de estudo, é de menor volume de informação adquirida e de maior desperdício de tempo do que aquele que é adquirido de forma metodologicamente correta do ponto de vista técnico - científico.

A leitura desse texto nos leva a alguns questionamentos, dentre eles os seguintes:

Após a leitura do texto, poderíamos afirmar que pessoas desorganizadas são pessoas sem cultura ou de menos cultura do que as pessoas organizadas?

R. Não, pois não podemos nem temos como medir a cultura das pessoas pela organização pessoal de cada uma delas, o que podemos afirmar é que pessoas que não utilizam – se de organização tendem a gastar mais tempo na realização de tarefas, incluindo o aprendizado, do que aquelas que se utilizam das técnicas organizacionais.

De acordo com o texto, quais critérios devem ser usados na escolha dos elementos e documentos a serem estudados?

R. A escolha dos elementos e documentos deve, sempre, observar a relação dele (documento) com o tema a ser estudado, assim como a observação na co – relação que deverá existir entre os documentos com o fim de formar uma corrente de pensamentos e raciocínios que levem a um melhor entendimento da matéria estudada.

A criação e utilização de um fichário podem auxiliar de alguma maneira no aprendizado?

R. O fichário tem o objetivo de colecionar de forma ordenada as anotações produzidas com base nos conhecimentos adquiridos por seu usuário, e a este, viabilizar o acesso às informações de modo prático, rápido e