Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Exemplo de Organograma e Função de Cada Componente

Trabalho por Walmir, estudante de Contabilidade @ , Em 04/10/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Organograma e Função de Cada Componente


Introdução

Este trabalho tem o objetivo de mostrar como funciona um organograma de uma empresa, explicando, cada um dos seus componentes, a sua função e a atividade que cada cargo desempenha, na estrutura organizacional.

Será feito um relatório de uma organização da aeronáutica, que tem por finalidade estabelecer critérios, normas e procedimentos para o planejamento e a execução das atividades básicas da prevenção de acidentes e de incidentes aeronáuticos, permitindo que os operadores civis e militares desenvolvam-nas de acordo com a realidade de sua Empresa, Organização ou Unidade Aérea, podendo assim obter benefícios em todos os níveis envolvidos com o vôo garantindo aos operadores uma orientação básica sobre os procedimentos necessários para o desenvolvimento da prevenção de acidentes e de incidentes aeronáuticos no âmbito da organização envolvida.


CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)

A Assessora Jurídica

A Assessoria Jurídica tem por atribuição prestar assessoramento direto ao Chefe do CENIPA no trato e nas decisões relativas aos assuntos afetos à área judiciária. Efetua, também, o preparo, para encaminhamento à Consultoria Jurídica do Comando da Aeronáutica e à Advocacia Geral da União, dos elementos e informações úteis à defesa da União.

Vice-Chefia

A Vice-Chefia coordena as atividades das seções do CENIPA. Além disso, a Vice-Chefia elabora o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Aeronáutica, o Programa de Trabalho Anual do CENIPA e a agenda para as reuniões do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA).

SAD - Seção Administrativa

 É a Seção Administrativa que gerencia os recursos de pessoal e material para o adequado funcionamento de todos os setores do CENIPA. Trata da administração orçamentária e financeira do Centro, assim como da manutenção e conservação de suas instalações. Entre suas atribuições ainda estão o protocolo geral de toda a documentação recebida e expedida, a coordenação da utilização dos meios de transporte e o apoio a todas as necessidades básicas da organização.

SAP - Seção de Análise e Pesquisa

A Seção de Análises e Pesquisas faz o exame de relatórios de investigação, quanto à forma e o conteúdo, levantando os dados necessários para a confecção dos relatórios finais, que são os documentos oficiais do Comando da Aeronáutica para a prevenção de acidentes. A SAP faz o acompanhamento da qualidade da manutenção, através de diversos métodos. Participa das reuniões de Operadores, realizando a pesquisa sobre a vida dos componentes aeronáuticos (peças), com a finalidade de identificar possíveis falhas. Seu acervo comporta relatórios desde os idos de 1928, todos microfilmados, e uma biblioteca técnica amplamente utilizada nas pesquisas dos aspectos do fator material.

SDV - Seção de Divulgação

A Seção de Divulgação é responsável pela distribuição do material de difusão dos assuntos SIPAER, através de cartazes, Relatórios Finais, Divulgação Operacional (DIVOP), Informativo CENIPA, legislação em vigor e outros materiais congêneres. Controla, processa, responde e divulga os Relatórios de Perigo, os reportes dos fatos com elevado potencial de perigo e as Recomendações de Segurança dos relatórios finais emitidos pelo CENIPA. Tem ainda por finalidade a emissão de certidões, a remessa de formulários e a distribuição da legislação aos elos SIPAER.

STC - Seção de Treinamento e Controle

A Seção de Treinamento e Controle tem por atribuições a formação e a atualização técnico-profissional dos elementos que compõem o SIPAER. Para cumprir essas atribuições, promove cursos, congressos, seminários, conferências e palestras, além de gerenciar a participação de elementos do SIPAER nessas atividades, tanto no Brasil quanto no exterior. A STC é responsável pelo acompanhamento do desempenho dos Elos-SIPAER em suas atividades, mediante o controle de sua operacionalidade.  A Seção controla, também, o credenciamento de todo o pessoal do Sistema, através da emissão e