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Brinquedoteca

Trabalho por Livia Fernandes da Cruz, estudante de Enfermagem @ , Em 01/09/2005

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Brinquedoteca

Belo Horizonte

2005


Atualmente o tempo das crianças é habitualmente saturado por deveres e afazeres, restando pouco tempo para atividades lúdico-criativas. Assim, diminuem, as possibilidades das crianças descobrirem sua própria maneira de ser, construir sua afetividade e fazer suas próprias descobertas por meio do brincar. Nessa perda de respeito pela infância e de seus verdadeiros interesses e necessidades somos, finalmente, quase obrigados a esquecer o que desejamos e o que deveria ser prioridade para as crianças.

Apalavra lúdico tem por significado brincar. Nesse brincar estão incluídos jogos, brincadeiras e brinquedos. A brincadeira sempre fez parte da humanidade, no entanto culturalmente somos ensinados a não sermos lúdicos. É muito comum ouvirmos frases como esta "brincadeira tem hora", "chega de brincadeira, agora é hora de estudar".

O brinquedo começou a ser valorizado na década de 50, principalmente com o avanço da Psicologia sobre o desenvolvimento da criança, colocando atividades lúdicas em evidência, por ser o brincar a essência da infância. A conotação do lúdico atualmente ultrapassa a infância sua utilização se expandiu tanto que se tornou necessário criar espaços especiais destinados a vivências lúdicas que se chamam brinquedotecas.

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

A Suíça foi o primeiro país em que surgiu a idéia de emprestar brinquedos. Os mesmos eram destinados às crianças com necessidades especiais, sendo utilizados para estimular através das brincadeiras. No Brasil a primeira brinquedoteca foi a Brinquedoteca Indianópolis, criada em 1981. Possui trabalhos apresentados em congressos na Austrália, Coréia, Suécia, dentre outros. Foi ela quem sediou a fundação da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABB. Fundada em 28 de abril de 1985, por professores, técnicos e profissionais da educação. Esta associação está preocupada em garantir o espaço e o direito de brincar.

Ainda, em 1985, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo foi inaugurada uma brinquedoteca. Este acontecimento permitiu reconhecer a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança pela sociedade brasileira.

Um trabalho importante que colaborou para a propagação das brinquedotecas no Brasil foi o Projeto Brinquedoteca Terapêutica. Iniciado em 1986, pela APAE de São Paulo, oferecia atendimento às famílias de crianças portadoras de deficiência.

O primeiro periódico nacional sobre brinquedoteca foi editado em São Bernardo do Campo - SP, pela Secretaria da Educação desta cidade, intitulado " O Brinquedista " .

Nas brinquedotecas procura-se por meios de brinquedos e de atividades lúdicas facilitar a compensação de necessidades camufladas. Através da livre expressão, do apoio efetivo e das oportunidades de gratificação pelo desempenho prazeroso, o autoconhecimento pode ser reforçado, além de proporcionar prazer, afetividade, autonomia, criatividade, imaginação, sensibilidade, vivências corporais, confiança, interação entre pessoas, concentração etc.

A brinquedoteca tem como objetivos:

  • Estimular o desenvolvimento da criança.
  • Valorizar o brinquedo e as atividades lúdicas e criativas.
  • Possibilitar o acesso à variedade de brinquedos .
  • Desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho.
  • Criar espaços de convivência para propiciar interações espontâneas .
  • Desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário .
  • Orientar profissionais quanto às necessidades psicopedagógicas das crianças.

Uma brinquedoteca pode ter várias funções:

FUNÇÃO PEDAGÓGICA

Uma das funções da Brinquedoteca é permitir a seleção de brinquedos de qualidade. Para possibilitar que professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais, trabalhem a necessidade psicopedagógicas das crianças.

FUNÇÃO SOCIAL

A função social da Brinquedoteca visa permitir que crianças de qualquer nível econômico possam ter acesso a uma variedade de