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Relatório Parcial de Estágio Supervisionado: Diagnóstico da Fun-ção de Marketing no Banco do Brasil S/A

Trabalho por Anderson Andrade de Lima, estudante de Administração @ , Em 06/05/2010

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Relatório Parcial de Estágio Supervisionado: Diagnóstico da Fun-ção de Marketing no Banco do Brasil S/A

Universidade Estadual do Ceará
2009

 

 

 

RESUMO

O presente diagnóstico propõe verificar a existência de disfunções no exercício do Marketing tático de uma empresa,bem como fornecer indicadores para ações inter-ventivas pelo profissional de Marketing que colaborem com a supressão das quei-xas. Quanto aos fins e aos meios da aludida pesquisa, arbitrou se por uma pesquisa intervencionista e de Estudo-de-Caso. Como resultado da análise das sub-áreas(orientação para mercado, segmentação, posicionamento, estratégia de produ-to, de preço, de promoção e de praça) constatou se a importância de uma cultura de marketing integrado ao marketing de relacionamento em empresas modernas e de grande porte(como o Banco do Brasil S.A.) onde o cliente é mais que uma fonte de recursos para a empresa, sendo considerado o foco existencial da própria organiza-ção. Por fim, propôs se modificar as estratégias de produto, preço, promoção e praça para se adequar convenientemente ao público-alvo, otimizando os escassos re-cursos disponíveis a seu respectivo marketing mix.

Palavras-chaves: UNEs; Marketing tático;Marketing Mix; Marketing de relacionamen-to.

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
1.1 Fases do Diagnóstico
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. Análise de Segmentação de Mercado
2.1.1 Orientação para o Mercado
2.1.2 Público alvo Atendido
2.1.3 Mercados não Atendidos
2.1.4 Competências existentes na empresa para atender o(s) segmento (s)- alvo selecionados
2.1.5 Comparação e Participação de Mercado da empresa com os outros do mesmo setor
2.2 Estratégia de Marketing
2.2.1 O Plano Estratégico de Marketing
2.2.2 Declaração da Missão
2.2.3 Objetivos de Marketing
2.2.4 Estratégia Genérica de Marketing
2.2.5 Análise Ambiental( Interna e Externa)
2.2.4 Escolha do Mercado Alvo
2.3 Posicionamento de Mercado(vantagem Competitiva Sustentável por ex-celência do Marketing)
2.3.1 Avaliação da Imagem da Empresa perante seu público Consumidor
2.3.2 Coerência entre o Posicionamento e as Decisões de Marketing Mix
2.4 Gerenciamento de Produtos
2.4.1 Linha de Produtos Oferecidas
2.4.2 Nível de Qualidade
2.4.3 Posicionamento do Produto
2.4.4 Análise da Marca
2.4.5 Serviços Complementares
2.5 Gerenciamento de Preços
2.5.1 Determinação de Preço
2.5.2 Prazo de Pagamento
2.6 Gerenciamento de Distribuição e Comunicação
2.6.1 Qualidade da Divulgação dos Produtos e/ou Serviços ofertados
2.6.2 Formas de Divulgação dos Produtos e/ou serviços ofertados
2.6.3 Uso de Intermediários para a oferta de seus produtos e/ou serviços
2.6.4 Relação com os Intermediários
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1INTRODUÇÃO

Este relatório é resultado do estágio de 2(duas)semanas no departamento de servi-ços e/ou Vendas de produtos de intermediação financeira da Agência(4145-9) do Banco do Brasil s/a, em Piquet Carneiro(CE).

Conforme LDB(1999) dentro do conjunto de elementos constitutivos das diretrizes curriculares, o Estágio Supervisionado, destaca-se como um dos componentes pe-dagógicos mais relevantes na perspectiva de redefinição da relação teoria-prática no processo de formação universitária.

A mesma lei define que a finalidade do estágio supervisionado é proporcionar ativi-dades de aprendizagem profissional, em termos de treinamento prático, técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Configurando se numa grande oportunidade do Bacharelando em Administração pôr em prática, o conhecimento adquirido no decorrer do curso.

O diagnóstico Organizacional da função de Marketing poderia ser subdividido em 4 fases:; Fase 2-Orientação; Fase 3-Direcionamento;e Fase 4 –Propostas de Interven-ção. Mas tendo em vista, o curto espaço de tempo para a execução do referido rela-tório, optei por uma divisão mais didática:

1ª Etapa – A análise de Segmentação de Mercado; 2ª fase - Estratégia de Marketing; 3ª Posicionamento de Mercado(vantagem Competitiva Sustentável por excelência do Marketing; 4ª Gerenciamento de Produtos; 5ª Gerenciamento de Preços; 6ª Gerenciamento de Distribuição e Comunicação; e por fim a Conclusão..

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

2.1 Análise