Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Planejamento estrategico

Trabalho por Angelica Papa, estudante de Administração @ , Em 14/07/2008

5

Tamanho da fonte: a- A+

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Uni Radial
2008

 

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
RESUMO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA
DO PLANEJAMENTO À PROJEÇÃO FUTURA
FALHAS NO PLANEJAMENTO: UMA ADAPTAÇÃO DO MODELO DOS GAPS A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PLANEJAMENTO
A VISÃO MÍOPE DE CERTOS AUTORES ACERCA DO PLANEJAMENTO.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico tornou-se foco de atenção da alta administração empresarial, tomando medidas positivas para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidades encontradas em seu ambiente.

A atenção sistemática a estratégia é uma atividade muito proveitosa, todos os tipos de organização devem traçar objetivos que sejam mais adequados aos seus interesses. No mundo corporativo atual, as mudanças são rápidas nos fatores econômicos, social, tecnológico e político. As empresas só conseguem crescer e progredir se houver uma técnica comprovada com ajustes feitos, com inteligência (Planejamento Estratégico).

É um instrumento que faz com que administradores pensem em termos do que é importante e nos assuntos relevantes as empresas, por se tratar de um elemento de força e flexível, contribui com a gestão e obtenção de resultados.

Segundo (PARASURAMAN, ZEITHAML e BERRY, 1998) desenvolveram um “modelo de qualidade em produtos ou serviços”.

A divergência entre as expectativas do cliente e a percepção, pela administração, para diminuir essa falha tem que haver melhoria na pesquisa de mercado, adoção de melhor comunicação entre a administração e seus funcionários.

Incapacidade de formular níveis de quantidade do produto ou serviço que correspondam às percepções das expectativas do cliente, isso resulta em uma falta de comprometimento da administração com a qualidade e o serviço.

Desempenho do produto ou serviço uma das razões seleção inadequada de funcionários, treinamento inadequado, falhas na equipe de trabalho e projeto inadequado de das tarefas.

A discrepância entre o produto oferecido ou o serviço prestado e o mesmo prometido, promessas exageradas e falta de informação.

O crescimento do porte das organizações, as acelerações do ritmo das mudanças ambientais, exige das organizações capacidade de estratégias para superar crescentes desafios de mercados, até na concorrência internacional, além das mudanças no fator demográfico, e nos hábitos dos consumidores (MEIRELLES, 1995). O meio ambiente natural sempre foi visto como inesgotável, mas com o aumento da população a atividade humana há uma necessidade dos recursos serem renovados. Os maiores desafios a serem transportes pelo setor público e privado é alcançar a sustentação e encontrar soluções para a poluição, a escassez dos recursos naturais e a miséria do mundo (HART, 1997). A globalização da economia elevou a produção, e a busca da redução de custos, através do Sistema de Gestão Ambiental aceita por Executivos de todo o mundo (RIGBY, 2001) os modelos estratégicos clássicos ignoram as restrições pelo meio ambientes e desenvolvimento social. (HART, 1995; SHRIVASTAVA,1995b).

O desenvolvimento sustentável hoje é pauta de políticas e governo, portanto as empresas precisam de mecanismos que auxiliem o desenvolvimento e a sua variável econômica, o meio ambiente e o papel social das organizações.

RESUMO

Este trabalho relata a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica.

Veremos os conceitos de Planejamento, Estratégia, Planejamento Estratégico e Administração Estratégica, contando-se sobre a importância dos mesmos na empresas, um pouco da história, como surgiu, porque é utilizado, as etapas para a implantação do processo de Administração Estratégica e relato de possíveis falhas no processo de Planejamento.

PALAVRA CHAVE: Planejamento Estratégico, Administração Estratégica.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

KOTLER (1975) define o Planejamento Estratégico como uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização visando maior grau de interação com o ambiente. Já ACKOFF (1966) define o Plano Estratégico como pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização.

O Planejamento Estratégico