Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Gestão de Pessoas

Trabalho por Carmen Corona Loss Franzini, estudante de Administração @ , Em 02/07/2008

5

Tamanho da fonte: a- A+

Gestão de Pessoas
FACEL
2008

 

 

1 - Introdução

Neste trabalho abordaremos os seguintes itens: Introdução à Moderna Gestão de Pessoas, gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo e Planejamento estratégico de gestão de pessoas.

Gestão de pessoas é a união de pessoas e organizações. O trabalho toma considerável tempo da vida das pessoas e dependem delas mesmas o alcance do sucesso. As pessoas são o principal ativo da organização por isso mesmo, as organizações precisam se tornar mais conscientes e atendas com relação aos seus funcionários. Gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou outra denominação utilizada, para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram as organizações, sua administração e seu comportamento. Este século pode ser definido com século da burocracia ou século das fábricas. Esta mudança marcou muito o ato de administrar pessoas. Nesta época destacamos a era industrial clássica, a era clássica e a era.

As organizações vêm passando por grandes transformações em função de pressões que recebem tanto do contexto externo quanto do contexto interno. As mudanças por que passam as organizações não estão limitadas a suas estruturas organizacionais, seus produtos ou seus mercados, mas afetam principalmente seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relações internas e externas de poder. Essas mudanças não são de natureza episódica, mas processos contínuos na vida das empresas.

2 - Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

Esta é uma área sensível que predomina numa organização. É contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, a estrutura as características da organização. Uma pessoa é bem sucedida quando cresce dentro de uma organização. As organizações jamais existiriam de não houvesse as pessoas para dar-lhe vida. As organizações existem porque as pessoas que lá estão seus funcionários, que decidem as coisas em seu nome. Podem ser chamados ainda como: colaboradores, associados, empregados, pessoal, trabalhadores, etc. Este3s são classificados como mensalistas e horistas para diferenciar o pessoal que trabalha no escritório do que trabalha na produção. Podem ainda, classificá-los como mão de obra direta ou indireta. Produtivo ou improdutivo.

A RH de hoje optou pela solução de as duas partes saiam ganhando. É a chamada relação ganha-ganha no jogo dos interesses. Esta solução requer negociação, participação e sinergia de esforços.

Hoje, todo processo produtivo só se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros e estes contribuindo com algum recurso. Neste patamar encontramos os trabalhadores, com sua força e conhecimentos, os fornecedores com a matéria prima, insumos, serviços e tecnologias, os acionistas com o capital e investimentos, os clientes e consumidores contribuem na aquisição dos produtos ou serviços. Então, cada um contribui com uma parcela para consolidar e fortificar a organização.

São três os aspectos fundamentais da moderna Gestão de pessoas: As pessoas como seres humanos, Como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais, como parceiras da organização.

Os objetivos da Gestão de Pessoas são variados. A ARH deve contribuir para esta eficácia através da ajuda na organização para o alcance de seus objetivos e sua missão, Proporcionar a competitividade à organização, Propiciar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar mudanças.

A moderna Gestão de Pessoas consiste em várias atividades entregadas, como descrição e análise de cargos, planejamento de Rh, recrutamento, seleção, orientação e motivação de pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.

Cada administrador desempenha quatro funções ou processos administrativos que são: planejar, organizar, dirigi8r e controlar. O ARH ajuda o administrador a desempenhar todas estas funções.