Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Qualidade na Prestação de Serviço

Trabalho por Filipe Henrique, estudante de Administração @ , Em 13/11/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

Qualidade na Prestação de Serviço - Fundação Pampulha

Belo Horizonte

2006


INTRODUÇÃO

Na busca do aperfeiçoamento, diversas empresas estão mudando, para tornar o seu mercado mais produtivo e competitivo. Essa mudança de comportamento se verifica principalmente quando falamos de qualidade. A percepção do comportamento e da evolução de cada segmento de mercado constitui há muito tempo uma imposição a ser observada por qualquer empresa, até mesmo como norma de sobrevivência.

As relações com o público, com as concorrências, aliadas á observação das tendências de aspirações das sociedades constituem o fator principal de ajustes de cada empresa no seu segmento de mercado.

Devido a esta concorrência, os programas de qualidade têm sido muito solicitados em diversas organizações. É como se fosse um pré-requisito. Um diferencial para com as outras organizações.

Definir processos e padronizar procedimentos para introduzir sistemas de garantia da qualidade são atividades fundamentais para a obtenção de um alto nível de aceitação dos produtos e serviços, além de proporcionar um importante crescimento na produtividade e maior facilidade de gerenciamento de rotinas.

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da qualidade total para a empresa, para o consumidor e até os funcionários.


1. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

1.1 DEFINIÇÃO DE TQM

Antes de definir TQM é necessário entendermos o conceito de qualidade, que surge através da interação entre produto, cliente e uso. Assim, para associar qualidade ao Gerenciamento da Qualidade Total deve-se ver a empresa como uma coleção de processos. Existem diversas definições sobre este tema e todas elas têm um ponto em comum, onde o TQM é um sistema voltado à satisfação do cliente através da melhoria contínua. Com freqüência surgem nos meios acadêmicos e empresariais novas expressões, interpretadas como descobertas ou inovadoras, mas que na realidade não passam de reformulações dos antigos conceitos, apresentados em expressões inglesas ou até mesmo traduções desse idioma para o nosso.

Conceito de qualidade está associado primeiramente à definição de conformidade às especificações. Posteriormente, este conceito evolui para uma visão de satisfação do cliente, não resumindo apenas nisto, mas abrangendo fatores como a pontualidade e o prazo de entrega, as condições de pagamento, atendimento pós e pré-venda, entre outros. Estes conceitos evoluem constantemente, mas sem perder seu foco voltado a satisfação dos clientes com produtos e serviços de qualidade.(OAKLAND 1994 p.65)

Paralelamente a esta evolução, surgiu a visão de que a qualidade era de suma importância no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Adiante se percebeu que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a qualidade não era suficiente para que a mesma pudesse atingir o sucesso, alongando-se o conceito de satisfação do cliente a outras entidades envolvidas com as atividades da empresa.

Para Okland, o tema que mais tem seduzido estudiosos é exatamente o da chamada "Qualidade Total" (QT), também traduzido em expressões inglesas para Total Quality Management (TQM), traduzido para o português como Gestão da Qualidade Total, objetivando ao melhoramento da qualidade dos produtos de uma certa empresa, beneficiando seus clientes, satisfazendo-os.

O real significado da "QT" seria a "melhor qualidade possível", a "perfeição sempre desejada", mesmo que nunca atingida, pela própria impossibilidade de ser medida. Seria a sublimação resultante de um esforço para produzir algo, seja um produto material ou trabalho físico por um esforço que se considere bem-sucedido. Atingir essa sublimação seria alcançar a "QT".

A Gestão da Qualidade Total deve acontecer uma interação entre todas as pessoas que trabalham na organização, juntamente com as organizações que com ela mantém relações profissionais diretas e a esta interação, ou melhor, a esta cooperação, está relacionada ao fornecimento de produtos e serviços que vão e deverão ir ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes.

A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar