Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Plano de Negócios - Montando Uma Cafeteria

Trabalho por Lazaro Novaes Brito, estudante de Administração @ , Em 05/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+



1. INTRODUÇÃO

No Brasil, a cafeteria vem se tornando um ramo de negócio promissor, pois além de ser um produto que é uma paixão nacional, o país ocupa a segunda colocação em consumo interno, perdendo apenas dos EUA, e sendo o maior produtor de café do mundo. Uma cafeteria pode estar associada a outros tipos de negócios, como no caso uma livraria, para que o cliente possa além de saborear um delicioso café, escolher entre ler ou comprar um livro ou até mesmo usá-la para encontros e bate papo com amigos.

Ao contrário do que se pensa, administrar um Café é uma tarefa difícil que requer certo estudo e preparo, pois uma cafeteria exige muito esforço, principalmente porque o produto oferecido é de baixo valor, por isso, a idéia de criar uma opção a mais para o cliente (livraria, no caso), trará um atrativo e um diferencial, que certamente fará aumentar o fluxo de pessoas no ambiente, como conseqüência elevando a venda de café e de seus acompanhamentos.


2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

NOME DA EMPRESA: Cafeteria Grãos de Ouro, comercio LTDA.

ENDEREÇO: AV. Juracy Magalhães, S/N, Shopping Conquista Sul, Vitória da Conquista – Bahia.

RAMO DE ATIVIDADE: Comercio de café e seus derivados.

FORMAÇÃO SOCIETÁRIA: Fidelis Amorim Cortes, Jean Oliveira, Lazaro Novaes Brito, Oberdam Rocha Dias.

CAPITAL SOCIAL: R$ 30.000,00

INFORMAÇÃOES SOBRE O PRODUTO: Produtos com alta qualidade derivados do café.


3. MISSÃO

Proporcionar as delicias do café, associando-as a cultura e entretenimento.


4. VISÃO

Ser referencial na comercialização do café e seus derivados, sendo percebido pelos clientes, como modelo de qualidade e competência.


5. VALORES

  • Compromisso com a qualidade dos produtos oferecidos;
  • Compromisso com a aquisição de produtos ecologicamente corretos;
  • Valorização dos produtos regionais;
  • Fidelidade e respeito, junto aos colaboradores e clientes internos e externos.


6. ANÁLISE DO MACROAMBIENTE

6.1 CENÁRIO POLÍTICO

O ano eleitoral desvia a atenção dos governantes e do povo, para o processo eleitoral gerando algumas incerteza quanto a política econômica do futuro governo;

O Governo Lula quadro instável por denuncias permanentes de corrupção e com perdas de credibilidade no cenário externo;

Relação conflituosa com o congresso nacional, gerando instabilidade na aprovação de projetos essenciais ao desenvolvimento nacional;

Política tributária pesada com a majoração dos impostos e o aumento dos encargos sociais, elevando os custos operacionais;

Governo voltado para programas sociais de distribuição de rendas às famílias carentes urbanas e rurais, tendo grande respaldo popular com esse segmento.

6.2 CENÁRIO ECONÔMICO

As constantes quedas do dólar têm repercutido na economia do país, influenciando de forma negativa na exportação do café;

Redução ainda tímida das taxas de juros;

A alta carga tributária tem impedido um maior crescimento da economia;

O Risco Brasil apresenta-se baixo e em situação estável.

6.3 CENÁRIO SÓCIO CULTURAL

A má distribuição de renda tem sido a grande geradora de programas sociais provocando a violência no país;

As ações do Governo Federal, através do FUNDEF e do programa de educação de jovens e adultos vêm reduzindo o índice de analfabetismo no Brasil;

Programas sociais implementados pelo Governo Federal têm reduzido a fome e a mortalidade infantil no país;

6.4 CENÁRIO