Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Questões de Sociologia

Trabalho por Roberto Kleber, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Questões de Sociologia


1- 1º cap.)
Situar e explicar as circunstâncias históricas e intelectuais que determinaram o surgimento da sociologia .

2- 1º cap.) Quais os principais significados e efeitos da revolução industrial?

3- 1º cap.) Quais os primeiros temas trabalhados pela sociologia e quais as principais mudanças ocorridas no campo do pensamento (séc. XVII e XVIII).

4- 1º cap.) Quais as principais idéias defendidas pelos os iluministas sobre a sociedade?

5- 1º cap.) Fale sobre o papel da burguesia e suas reações frente aos novos rumos da sociedade após a Revolução Francesa.

6- 1º cap.) Elencar alguns dados sobre a situação da classe trabalhadora francesa e sua reação após a implantação da sociedade industrial.

7- 2º cap.) Resumir as principais idéias de Saint-Simon e August Comte sobre a sociedade?

8- 2º cap.) Ressaltar as idéias e conceitos que resumem a análise social feita por Émile Durkheim.

9- 2º cap.) Quais as grandes críticas e propostas elaboradas por Marx e Engels sobre a sociedade política burguesa e o pensamento positivista?

10- 2º cap.) Quem foi Max Weber e o que o distingue dos outros pensadores sociais e quais suas principais contribuições para a sociologia?

11- 3º cap.) Explicar a relação entre sociologia e capitalismo,e os principais temas abordados pela mesma no início do século XX.

12- 3º cap.) Que rumos tomou a sociologia após a Segunda Guerra Mundial?


RESPOSTAS:

1- 1º cap.) A Sociologia surge no momento em que se dá a transição da sociedade feudal para a capitalista.Com as Revoluções Industrial e Francesa, é consolidada a sociedade capitalista e os acontecimentos desencadeados por essas revoluções levam ao surgimento da Sociologia, que tenta entender as novas formas de organizar a vida social.

2 - 2º cap.) A Revolução Industrial representou o triunfo da sociedade capitalista, caracterizada pelo surgimento do empresário capitalista dono das máquinas,terras e ferramentas. A partir daí, a figura do artesão independente que produzia serviços e produtos em baixa escala, deixa de existir.

Com a Revolução Industrial o paradigma de produção mudou; a produção passou a ser massificada e em grande escala. Os países, antes formados por pequenas cidades, passou a comportar enormes cidades que concentravam suas nascentes indústrias.Surge assim, um grande êxodo rural na busca de novas oportunidades na zona urbana.Conseqüentemente, houve grande crescimento demográfico, levando à miserabilidade.

3 - 1º cap.) Primeiramente, a Sociologia prendeu-se aos abalos provocados pela Revolução Industrial e pelas novas condições de vida provocadas por ela.Os seus temas de estudo constituíam-se na organização entre trabalho/fábrica, o surgimento das indústrias e situação da classe trabalhadora.

Com relação ao campo do pensamento no século XVII, pôs -se em prática o método da observação e experimentação para a explicação da natureza, sendo assim a visão sobrenatural já não tinha adeptos.

Para Francis Bacon, por exemplo, a teologia deixaria de ser a forma norteadora do pensamento.Assim, o emprego da razão foi o traço marcante dos pensadores do século XVII.No entanto, é entre os pensadores franceses do século XVIII que encontramos idéias que procuram não só transformar as velhas formas de conhecimento como também a própria sociedade.

4 - 1º cap.) Para analisar a sociedade, os iluministas faziam uso da razão e da observação.Consideravam o indivíduo como dotado de razão, sendo destinado à liberdade e a igualdade social.Defendiam o desligamento do indivíduo de todos os laços sociais tradicionais, pois estes, eram obstáculos à liberdade e a realização do indivíduo.

5- 1º cap.) A burguesia procurou liquidar a velha estrutura feudal, construindo um Estado que assegurasse sua autonomia com relação à Igreja, incentivando e defendendo o capitalismo. Frente à sociedade, a burguesia procurou abolir a antiga forma da sociedade, bem como instituições tradicionais, costumes, promovendo assim, profundas mudanças