Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Corporação

Trabalho por Bruno Nina, estudante de Administração @ , Em 18/03/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

A CORPORAÇÃO


´´A Corporação´´ é um filme bastante didático no sentido de mostrar as origens das corporações, seu crescimento, seu modo de agir e problemas e embates que têm enfrentado nos últimos anos. O que o filme mostra não é novidade para ninguém que tem conhecimento do que acontece diariamente, seja através de jornais, revistas ou a própria internet. O que torna mais interessante é a análise que as corporações passam sob valores éticos e morais, comparando-as como se fossem seres humanos que são colocados na sociedade. A partir daí, o filme cresce bastante, por analisar algo que estamos acostumados a ver e lidar em nosso dia-a-dia, que analisa o conceito dos vários modelos de corporações norte-americanas através da história - do final do século 18 até os dias atuais - e o domínio desses modelos organizacionais sobre as pessoas, realizando um exame econômico, político e social.

Aborda a natureza e crescimento espetacular das instituições dominantes de todos os tempos. Imagens da cultura pop, anúncios, noticiários da TV e propaganda institucional, pretendem esclarecer a influência das grandes empresas nas nossas vidas. O filme coloca no sofá do psicanalista, para obter uma resposta à pergunta: "que tipo de pessoa é isto?" Provocador, espirituoso, informativo, o filme incorpora aproximadamente 40 entrevistas com especialistas e críticos - incluindo Milton Friedman, Naomi Klein e Michael Moore - e ainda confissões e casos de estudo para a mudança.

O site da BBC da o seguinte aviso: ´´Talvez você não saiba, mas vive em um mudo que está a ser governado secretamente por uma entidade ´´não-humana´´, em linguagem corrente, o monstro é conhecido como The Corporation, O filme com o mesmo nome é uma desconstrução de duas horas e meia do modus operandi desta atrocidade de fatura humana, atualmente fora de controle. ´´

Além disso, The Corporation expõe as falcatruas e maquinações dos grupos multinacionais e seus efeitos que trazem mal tanto sobre a humanidade quanto ao próprio meio ambiente, sem imparciabilidade e com fatos e provas dos atos que realmente acontecem.

É um filme que vale a pena ser visto até mesmo como forma de entender melhor o mundo em que vivemos. No final do filme Michael Moore explica, de forma claríssima, como filmes como os seus e conseguem ser produzidos com o apoio dos próprios alvos das críticas que eles trazem.


BIBLIOGRAFIA

http://puraeconomia.blogspot.com

www.thecorporation.com