Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho

Trabalho por Andréia, estudante de Administração @ , Em 02/12/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho


Introdução

A avaliação de desempenho tem como principal objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como um melhor desempenho.

O presente trabalho tem por objetivo analisar um sistema de avaliação, empregado atualmente na grande maioria das organizações, propondo uma revisão de seus mecanismos de atuação, de forma a que possa melhor atender de maneira inovadora às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade.

Dentre os vários mecanismos existentes, a Avaliação de Desempenho certamente é aquele que apresenta maior eficiência e eficácia, desde que adequadamente adaptado às particularidades e cultura das pessoas e das organizações.


O que é avaliação do desempenho?

A avaliação do desempenho é um processo de apreciação sistemática do desempenho dos trabalhadores no exercício das suas funções que contribui para o seu desenvolvimento futuro. É um processo pelo qual a organização identifica em que medida o desempenho de cada trabalhador contribui para satisfazer os objetivos estratégicos e atingir os resultados da organização, o quanto está, ou não, correspondendo ao que ela espera seja realizado na função que ocupa. Esta avaliação somente trará benefícios se inserida num "processo" de avaliação e desempenho e se este processo fizer parte do dia-a-dia tanto do avaliado quanto do avaliador.

A avaliação do desempenho pode ser definida como uma interação entre o notador e o notado, em que o trabalho desenvolvido ao longo do ano é analisado e discutido por ambas as partes a fim de a identificar os aspectos positivos e negativos do desempenho e encontrar oportunidades de desenvolvimento e melhoria, proporcionando ao notado a possibilidade de saber sempre o que se espera do seu desempenho.

Assim, este processo deve ser encarado como um acompanhamento contínuo, onde dar e receber "feedback" (retroalimentação) constitui o essencial do percurso que culmina no momento final da notação.

A avaliação de desempenho é um processo natural nas organizações e não há data nem local específicos que marquem o seu início. Vale ressaltar que poucos aspectos na gestão empresarial são tão controvertidos. Muitos acham que jamais deveria ter existido e querem a sua extinção. Outros defensores ferrenhos consideram o sistema indispensável para que se conheça a capacidade técnica dos funcionários e, conseqüentemente, da empresa. Sob condições adequadas, a avaliação de desempenho pode contribuir, e muito, para a busca da excelência organizacional. Seus objetivos podem ser alcançados quando as condições adequadas são constituídas principalmente por intermédio de programas distintos destinados aos objetivos tanto de natureza administrativa quanto comportamental; sistemas de avaliação aplicados com o objetivo de corrigir deficiências ou melhorar os resultados de desempenho dos recursos humanos.


Responsabilidade pela Avaliação do Desempenho

A responsabilidade pela avaliação de desempenho varia conforme a política de Recursos Humanos adotado pela empresa. A tendência é deslocar a responsabilidade para o próprio indivíduo, mas existem outras formas de responsabilidade, entre elas podem ser utilizadas seis alternativas de filosofia de ação.

Gerente

É utilizado na maioria das organizações, onde o gerente tem a responsabilidade de avaliar seus subordinados com o auxilio do Órgão de Gestão de Pessoal, esta linha de trabalho tem proporcionado maior parte liberdade e flexibilidade para que cada gerente seja realmente o gestor de seu pessoal.

O Próprio indivíduo

A auto-avaliação é um método através do qual o trabalhador é solicitado a fazer uma análise do seu próprio desempenho. O trabalhador fará a sua avaliação, que embora não tenha influência direta na pontuação final da avaliação, servirá de referência