Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Câmbio

Trabalho por Leandro Castilho Jardim, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

CÂMBIO


INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentamos os tipos de câmbio e suas variações cambiais, no qual verificamos a importância do câmbio, assim como as taxas cambiais.

No contexto global, com o intuito de esclarecer seus principais aspectos, o conceito de câmbio e suas variações, o efeito do câmbio no mercado, quando e como empregá-los e a reação do mercado.


CÂMBIO

Câmbio significa uma operação de troca ou compra da moeda de um país por outra de outro país. Assim, câmbio nada mais é do que a conversão de uma moeda em outra, e por extensão designa o preço pelo qual é adquirida a moeda estrangeira.

Outros conceitos de câmbio:

  • Operação pelo qual se efetua a troca de moedas, letras notas de banco, etc. entre praças do mesmo país ou de países diferentes; alienação de divisas estrangeira.
  • Ato pelo qual moeda estrangeira é transportada de país diverso para aquele onde tem curso por meio de um titulo cambial, evitando o transporte material da moeda desejada em carta praça. Trata-se da conversão de determinada moeda em outra que não seja nacional.
  • Diferença de preço na troca da moeda de uma nação pela de outra.
  • Taxa cambial fixada para a aquisição ou permuta da moeda estrangeira.


TIPOS DE CÂMBIO

Câmbio Abaixo do Par - É o relativo ao Estado prejudicado, quando houver diferença de valor entre moedas de duas nações.

Câmbio Acima do Par - Trata-se do atinente ao país favorecido, se houver diferença de valor entre as moedas de dois países.

Câmbio ao Par - Câmbio igual entre as diferentes nações. Se o valor da moeda de um país é idêntico ao da de outro, não havendo alguma entre elas, o ágio não será cobrado pelo cedente.

Câmbio Cinzento - Operação de câmbio semilibereda, ou seja, em parte sujeita ao câmbio oficial e em parte feita com base no preço da cotação das cambiais nas grandes praças mercantis.

Câmbio Comum - Direito cambiário. Troca de moedas diversas no mesmo instante, com execução imediata do contrato de câmbio, não garante, pois, deveres ou direitos. Realza-se pela simples entraga de papel-moeda, moedas ou travelles checks no local (banco ou casa de câmbio em que se dá a operação, concretizando-se, de imediato, as obrigações de ambas as partes, ocorrendo a troca física de uma moeda por outra. Essa operação cambial comum ou manual é muito utilizada por turistas que se deslocam para o exterior. O contrato se câmbio manual, comum, real ou miúdo : não se confunde com o mercado de câmbio (câmbio negro), por ser atividades legal exercida por entidades devidamente autorizadas a operar nesse mercado. Trata-se da troca de moedas diversas, de mão em mão, entre o de cambista e o público, que se opera de imediato.

Câmbio Direto - Diterito camiário. Operação cambial que se realiza diretamente entre duas praças, obtendo-se de modo direto a moeda estrangeira da praça onde ela está em curso para a qual a remessa é feita. Não há qualquer intermediação de uma praça.

Câmbio do novo saque - Direito cambial. Recâmbio, isto é, devolução de letra de câmbio não paga ou não aceita.

Câmbio Escritural - Vide Câmbio Trajectício.

Câmbio Exterior ou Externo - Direito cambial e direito internacional privado. Operação cambial que se efetiva entre praças de países diversos.

Câmbio Indireto - Derito cambiário. Operação de câmbio realizada entre duas praças por intermédio de uma outra, em razão de peculiaridades do câmbio ou de vantagens entre as partes