Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Administração Financeira

Trabalho por Maria José Brito da Silva, estudante de Administração @ , Em 09/12/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA


Introdução

Com o advento da globalização, que inseriu no mercado mundial a figura da economia globalizada, surgiram fatores determinantes para o sucesso das empresas. A "economia globalizada" traz consigo uma rápida evolução do mercado financeiro internacional, o que exige dos profissionais que atuam na área agilidade no processo de tomada de decisões.

Diante do exposto, o presente trabalho foi elaborado com o intuito de fornecer ao leitor uma idéia básica sobre a "administração financeira", bem como o perfil do profissional que atua neste lucro mercadológico.

Administração Financeira nas Empresas:

  • transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa;
  • avaliação da necessidade de se aumentar ou reduzir a capacidade produtiva e;
  • determinação de aumentos ou reduções dos financiamentos requeridos.

Essas funções abrangem todas as demonstrações contábeis atualmente utilizadas, porém com ênfase maior no balanço patrimonial e na demonstração de resultado do exercício. Embora a análise e o planejamento financeiro estejam fortemente vinculados a demonstrativos financeiros elaborados sob a escudo do regime de competência, seu objetivo fundamental é avaliar o fluxo de caixa da empresa e desenvolver planos que assegurem que os recursos adequados estarão disponíveis para o alcance dos objetivos.


Áreas de Decisões

Decisões de Investimento

As decisões de investimentos do administrador financeiro determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Essa atividade diz respeito ao ativo da empresa. A combinação refere-se ao total de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanentes. Estabelecidas essas metas, o administrador financeiro deve fixar e procurar manter alguns níveis de qualidade para cada tipo de ativo circulante. Deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados.

Decisões de Financiamento

Essa atividade relaciona-se com o passivo da empresa e abrange duas áreas. Primeiro, a harmonia entre financiamentos a curto e a longo prazo deve ser estabelecida. Um segundo ponto é que fontes individuais de financiamento, a curto ou longo prazo, são as melhores, em um dado instante. Muitas dessas decisões são ditadas pela necessidade, mas algumas requerem uma profunda análise dos financiamentos que estão acessíveis à empresa, seus custos e suas implicações a longo prazo.

Funções e Atribuições do Administrador Financeiro

A administração financeira de uma empresa, como todos os departamentos empresariais existentes, é exercida por pessoas ou grupos de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controller e gerente financeiro. Ressaltando no presente trabalho apenas aquelas relacionadas com o executivo responsável pela administração financeira, aqui denominado administrador financeiro.

O administrador financeiro contribui consideravelmente com os conhecimentos técnicos que conduzem de forma harmônica as atividades e operações existentes em função do negocio da empresa. O mesmo apenas "contribui", visto não ser de sua competência determinar como tais atividades e operações devem ser conduzidas.

Pois, como qualquer outro profissional da área financeira, possui um suporte técnico de profissionais altamente qualificados em tesouraria e controladoria. Os responsáveis por essas duas áreas, denominados tesoureiro ou gerente financeiro e controller ou contador, são de extrema importância ao administrador financeiro, visto que são os responsáveis em fornecer relatórios periódicos necessários ao desenvolvimento das atividades financeiras da empresa.

O tesoureiro é responsável pelo planejamento, controle e movimentação de recursos financeiros e o controller é responsável pelo planejamento, controle e analise das operações e investimentos. Ambos fornecem ao administrador financeiro o suporte necessário para a tomada de decisões.

O administrador financeiro, como já vimos anteriormente, possui três atribuições básicas, que são