Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

O Segredo de Luisa

Trabalho por Irley Amaro Ferreira, estudante de Administração @ , Em 02/12/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

O Segredo de Luísa


Obra

CHAGAS, Fernando Celso Dolabela, Livro: "O Segredo de Luísa", Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: Como nasce o empreendedor e se cria uma empresa, Cultura Editores Associados, 312 páginas.


Biografia do Autor

Fernando Dolabela, é o criador da metodologia de ensino de Empreendedorismo mais divulgada no Brasil e coordenador nacional e regional de programas de ensino da matéria, entre eles o REUNE-Brasil (CNI-IEL e Sebrae), o SoftStart(Softex-CNPq), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, é autor do Oficina do Empreendedor e do plano de negócios MakeMoney, que, em conjunto comO Segredo de Luísa, compõem a trilogia metodológica para o auto-aprendizado do Empreendedorismo.


Resumo

O Segredo de Luísa, publicado pela Cultura Editores Associados em 1999, relata a história de Luísa, a personagem nasceu em Ponte Nova, filha de D. Maria Helena e Sr. Geraldo, sobrinha Fernanda, proprietária da Sereia Azul(loja multifuncional, que era o campo de prova da essência do jeito mineiro de conviver, aprendido ancestralmente e ensaiado no cotidiano, ali submetido ao julgamento dos pares, todos doutores na arte, formados no mesmo ambiente, apesar de distanciados por diferenças em outras áreas. Luísa sempre ajudava atendendo os clientes atrás do balcão). Luísa era sempre atraída pelo novo, pelo inusitado, sendo perspicaz e inteligente, é

Passar no vestibular para comunicação não foi difícil porém, Sr. Geraldo, seu pai discordou completamente "Pode fazer outro vestibular, essa profissão não dá futuro para ninguém", pois sonhava em ver Luísa uma médica e casada com seu noivo Delcídio. Prestou outro vestibular, em que seu pai não discordava em pagar, mas para Luísa a carreira de dentista continuava à representar um sonho de seu pai e não seu próprio. Criativa e indomável, muito querida por todos, apesar de ser um tanto autoritária e teimosa, era desinteressada nos estudos quando cursava o ginásio e colegial, mas sempre era aprovada devido aos seus repentes de brilhantismo, e de sua vontade de aprender.

Luísa foi para Belo Horizonte com sua irmã Tina para cursar a faculdade, um dia recebeu em seu apartamento um colega de faculdade, e oferecendo-lhe um pouco de goiabada, descobriu o quão famosa era a goiabada cascão de Ponte Nova, pois o rapaz extasiado pediu o resto para levar para sua mãe experimentar. Na mesma noite, Luísa começou a refletir como aquele produto poderia ser famoso e poderoso e amanheceu com a noção exata de um produto.

A um ano de sua formatura Luísa sentia que sua vida estava num momento de grandes decisões. Mal definidas, sua vida amorosa e profissional. Amadurecida pela reflexão, busca com os sucessos e frustrações a auto-realização.

Depois de muita reflexão e planejamento, Luísa resolve procurar alguém que possa lhe aconselhar e lhe entender para contar seus plano, mas em Belo Horizonte tinha feito poucas amizades, achava que suas colegas não poderiam entende-la. Nas ferias a caminho Luísa decide procurar sua tia e madrinha Fernanda, por todas as razões do mundo e contar tudo, pois sabia que ela lhe entenderia e poderia lhe dar conselhos, a principio Fernanda não entendia nada e achava que a sobrinha estava ficando louca em largar o quinto ano de faculdade e montar uma fábrica, sendo que ela não tinha nenhuma experiência naquela área, demorou mas Luísa com suas habilidades consegue convencer a tia. Fernanda aconselha Luísa a procurar uma pessoa entendida no assunto. Lembrando-se do professor Pedro o qual sua colega havia falado que ele criou uma matéria sobre empreendedorismo. Decidida a contar seu plano para sua irmã, que ficou muito feliz por ter confiado nela. Naquela noite Luísa ficou pensando como chegar para falar com o professor.

Finalmente chega o dia esperado em que ela teve a oportunidade de contar os seus planos para o professor Pedro, o qual passou muitas informações sobre empreendedorismo