Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Brinquedoteca

Trabalho por Marcelo Luiz da Silva Tutiya, estudante de Administração @ , Em 12/11/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

Brinquedoteca


Consideração sobre a importância.

O que é brincar? Divertir-se infantilmente. Não levar as coisas a sério;

O que é brinquedo? Objeto do brincar;

O que é brincadeira? Divertimento sobre tudo entre crianças e,

O que é brinquedoteca? Espaço para favorecer a brincadeira. Próprio e reservado para esta ação.


Tipos de brinquedoteca que foram discutidas na palestra:

  • Brinquedoteca educacional.
  • Brinquedoteca Terapêutica.


Objetivos válidos para qualquer tipo de brinquedoteca:

  • Proporcionar espaço para crianças brincarem crianças que não possuem vida social infantil porque convivem diariamente com adultos;
  • Desenvolver a capacidade de concentração e atenção;
  • Inteligência, equilíbrio emocional e organização, já que aprendem arrumar os brinquedos nos lugares corretos, caso contrario irão se prejudicar já que cria a noção de coletividade;
  • Acesso a variados brinquedos;
  • Interagir com outras crianças e pessoas adultas e,
  • Entender os limites.

Para adultos e crianças há diferença na palavra brincadeira; brincar é sério tem muita importância. Hoje é possível encontrar brinquedoteca em escola, hospital, teatro, museu, entre outros lugares.

No Brasil foi apresentada pela APAE, que trouxe uma feira de brinquedos e viram que isto dava certo, então porque não formar um espaço reservado para as crianças especiais dentro da instituição? Há pessoas treinadas para lidar com estas crianças. Muitos pais têm preconceito do próprio filho, não sabe a forma de interagir com ela, não sabe brincar com o próprio filho, e um dos objetivos da brinquedoteca é orientação dos pais.


Objetivo da brinquedoteca escolar:

  • Aprendizagem e desenvolvimento infantil;
  • Espaço para educação dos pais e integração com o filho, não serve somente para professores e crianças;
  • Novo acervo para o professor explicar aquilo que vai ensinar. Exemplo professor de ciências pode construir um jogo que envolva esta matéria; pode ser um jogo de dados com vários temas que abordam a natureza, caí à lua, o mestre pode explicar todas as fases da lua. Neste processo tem que usar a criatividade para esta inovação; não precisa ser especificamente um profissional. E por fim,
  • Aprender com prazer, estimula antes para que o mesmo tenha curiosidade e se empenhe mais no aprendizado.


O que ter para a criação de uma brinquedoteca:

  • Espaço adequado, para também ser o centro de pesquisa do professor, lembrando que o mobiliário tem variação entre as idades;
  • Possuir um acervo adequado, tendo pouco brinquedo com certeza terá briga;
  • Material para confecção de brinquedos, como, cola, tesoura, massa de modelar, lápis de cor, giz de cera...,
  • Lugar adequado para guardar e conservar os materiais, é preciso um cuidado especial. Basta à escola querer e colocar o projeto em funcionamento e,
  • Acervo adaptado e equipe treinada para lidar com este tipo de atividade, que precisa ser realizado com amor e dedicação.

"Através do brincar muitos sonhos vem à tona."

"Brincando é a maneira pela qual a criança aprende o que ninguém pode ensinar. ".


Centro infantil Boldrin

Existente há 26 anos, hospital para tratamento de crianças com câncer fundado por Drª. Silvia, e através da parceria com o Instituto Ayrton Senna, tornou-se tão grandioso e popular. Recentemente foi realizado um filme com o ator global Paulo Gorgulho narrando a historia e trajetória do hospital, neste filme contem a informação que 70% das crianças atendidas são e/ou serão curadas. O atendimento diário é de 120 crianças de 0 18 anos de idade.

O lema do hospital é trabalhar de acordo com os protocolos internacionais e "sempre acreditar no que você faz." A alegria ajuda na cura, e hoje o hospital conta com a colaboração de 400 voluntários que trabalham com o coração.


Brinquedoteca terapêutica

Possibilidades e recursos

Dentro do