Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Terceirização

Trabalho por Edgard Ramos Lacombe, estudante de Administração @ , Em 11/06/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

PROJETO DE PESQUISA - TERCEIRIZAÇÃO


JUSTIFICATIVA

Estudar a terceirização e os processos que levam uma empresa a terceirizar suas atividades é, antes de tudo, entender como as organizações trabalham diante do mercado, cada vez mais exigente.

A globalização, a concorrência, a busca contínua da qualidade dos produtos e serviços tem levado as corporações a centralizar as atividades nos clientes/fornecedores. Tornou-se necessário desenvolver mecanismos que tornem a empresa única no mercado, criar um diferencial em relação às outras.

Desta forma é de grande valia o estudo do tema, visto que se torna, a cada dia, fator inevitável e vital para as organizações.


DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O período pós Segunda Guerra, fez com que as nações envolvidas nos confrontos se organizassem e reconstruíssem toda a estrutura social, política e econômica, que fora abalada com as violentas guerrilhas.

Nesse período, as organizações empresariais retomaram seu trajeto de rumo ao desenvolvimento. Muitas empresas surgiram em toda a Europa e nos Estados Unidos. O mercado econômico logo voltou a crescer, paralelo ao crescimento das organizações.

No entanto o desenvolvimento das corporações fez surgir a necessidade de contratar pessoas ou empresas para auxiliar no processo de produção. O mercado, que se tornava cada vez mais exigente, forçou a uma nova visão mercadológica, conseqüentemente, foi preciso todo um trabalho de reengenharia nas empresas, em busca do foco principal: o cliente. As exigências dos clientes passam a dispensar tratamento individualizado, pois sabem que, com o desenvolvimento tecnológico e a veloz disseminação da informação, podem obter mais e melhores produtos.

Ao mesmo tempo, mudaram os padrões globais e os locais de concorrência. O mesmo produto pode ser vendido em diversos lugares com bases competitivas muito diferentes: preço, qualidade e bom atendimento.

O avanço tecnológico e a globalização dos mercados tornam o tempo uma dimensão importante dentro das organizações.

O termo terceirização passou a ser freqüentemente usado pelas corporações. Trata-se de uma medida administrativa na qual se delega a terceiros, atividades da empresa que não são essenciais aos seus negócios.

Buscando um esclarecimento maior acerca do tema, foram levantados os seguintes questionamentos:

  • Porque terceirizar as atividades de uma empresa?
  • A Terceirização e a especialização do Profissional.
  • É seguro realmente terceirizar? Riscos da terceirização.


REFERENCIAIS TEÓRICOS

1.1 – Horizontalização dos Negócios

A terceirização ou "Horizontalização dos negócios", veio da dura constatação de que não se pode ser perfeito em tudo. Ou, pelo menos, nem sempre os custos dessa perfeição valem a pena. Em um primeiro momento, o que aparece como justificativa para a terceirização de atividade adjacente ou de apoio é custo. Contudo, por trás disso está, na verdade, uma insatisfação da empresa, seja com o valor ou quantidade dos recursos despendidos para a execução do serviço, seja com a qualidade deste.

" Nas parcerias, a garantia de fornecimento de produtos e serviços permite uma melhor administração dos estoques, graças à adequação dos prazos de entrega a uma logística de produção e demanda". (PARK, Kil Hyang. 1997, p. 221).

1.2 – Terceirização: Modismo ou Plano estratégico?

A terceirização possibilita à empresa uma grande flexibilidade, forçando-a a se adaptar rapidamente às oscilações de demanda, prazo de entrega e necessidade de produção de novos produtos exigidos pelos clientes.

" A empresa, com a terceirização, irá voltar-se totalmente para sua atividade principal, otimizando os recursos, desenvolvendo práticas precisas para o atingimento das metas e treinando seus talentos humanos para conquistar os resultados e desafios propostos". (GIOSA, Lívio Antonio. 1993, p. 18)

1.3 – Parcerias: Preparando-se para