Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Medidas de Volume e Massa - Manipulação de Vidraria

Trabalho por Thiago Oliveira dos Santos, estudante de Química @ , Em 24/11/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

MEDIDAS DE VOLUME E MASSA

Boa Vista, 24 de novembro de 2006


1. INTRODUÇÃO

Este experimento tem como interesse:

A iniciação dos acadêmicos de Química à pratica de laboratório no conhecimento das vidrarias assim como a sua manipulação de forma correta de acordo com as suas medidas volumétricas;

Para este divido aferimento de vidrarias é necessário tenhamos conhecimento da densidade da água (A água-H2O pura tem sua maior densidade em 3,984ºC que é 999,972 kg/cm3)1 e do uso correto da balança; utilizou-se como forma de aferimento, pesar as vidrarias e logo em seguida adicionar a quantia de 10mL água, pesar novamente para que se observasse a diferença em seu peso, comparando assim estes valores entre as vidrarias tendo como observação a densidade da água-H2O.

O efeito da pesagem de um objeto com diferentes temperaturas;

Pesamos uma cerâmica quente e seguida pesamos novamente em temperatura ambiente, para avaliarmos se houve variação de peso.

E por fim a determinação de densidade de um objeto que em nosso caso será o cobre-Cu.

Como forma de determinar a densidade do cobre-Cu temos como conhecimento que (a densidade do cobre-Cu e de 8920 kg/m3)2, utilizou-se como procedimento, pesar um pedaço de cobre-Cu, em seguida adicionar em uma proveta 5mL de água, colocar o pedaço de cobre-Cu dentro notar a variação de volume e empregar a formula da densidade para determinar a densidade do cobre-Cu.


2. OBJETIVOS

  • Introduzir de forma correta técnicas manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e conhecimento de vidrarias.
  • Observar alteração de massa, de acordo com a temperatura do objeto.
  • Determinar a densidade de um objeto.


3. MATERIAIS UTILIZADOS

Pêra de sucção

Béquer

Erlenmeyer

Balança Analítica

Pipeta Graduada

 

Pipeta Volumétrica

Proveta

Balão Volumétrico


4. NORMAS DE SEGURANÇA

O experimento não possui nenhum risco a integridade física dos acadêmicos, o único procedimento a ser tomado é o respeito às normas de uso e permanência no interior do laboratório.


5. PARTE EXPERIMENTAL

5.1 Aferimento das medidas volumétricas das vidrarias;

a. Pesou-se um béquer de 50mL, em seguida adicionou-se 10mL de água, pesou-se novamente este béquer com água para obter a variação de massa.

b. Pesou-se uma proveta de 10mL, em seguida adicionou-se 10mL de água, pesou-se novamente esta proveta com água para obter a variação de massa.

c. Pesou-se um béquer de 50mL, em seguida pipetou-se e adicionou-se com uma pipeta graduada 10mL de água, pesou-se novamente este béquer para obter a variação de massa.

d. Pesou-se uma proveta de 10mL, em seguida pipetou-se e adicionou-se com uma pipeta volumétrica 10mL de água, pesou-se novamente esta proveta para obter a variação de massa.

e. Pesou-se um béquer de 50mL e uma proveta de 10mL, em seguida adicionou-se 10mL de água na proveta pesou-se , transferiu-se a água da proveta para o béquer, pesou-se novamente esta proveta para obter a variação de massa.

5.2 Pesagem de objeto em diferentes temperaturas;

a. Pesou-se um pedaço de cerâmica quente, logo após este pedaço de cerâmica atingir a temperatura ambiente pesou-se novamente para obter a variação de massa

5.3 Obter densidade de um objeto (do cobre-Cu)

a. Pesou-se um pedaço de cobre, adicionou-se 10mL de água em uma proveta,