Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Logística

Trabalho por Celso Dantas dos Santos Júnior, estudante de Engenharia @ , Em 01/09/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

Logística Empresarial


Resumo:

A LOGÍSTICA existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar. Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA das mais fantásticas. Envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.

Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas à atividade militar.

Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, transferindo a eles os conhecimentos e a experiência militar.

Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem,transporte e distribuição de bens e serviços.

A logística pode ser definida como processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para maximizar, da produção ao consumo, enfrentando custos, a eficiência e a ineficiência do fluxo e da gestão das matérias-primas, semi-acabados, produtos acabados e informações.

É o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, de modo a poder maximizar a lucratividade, através do atendimento dos pedidos a baixo custo. Só que para isto, é necessário ter um gerenciamento eficaz, com integração com a produção, serviço personalizado e relacionamento com o cliente; encurtar o fluxo logístico - redução de tempo desde a entrada da matéria prima até a expedição do produto acabado, objetivando no aumento da movimentação do estoque, redução de ativos, identificação e eliminação de gargalos e excessos de estoque, para que se possa oferecer, um serviço próprio de atendimento ao cliente com pontualidade e confiabilidade na entrega de materiais, de acordo com a sua expectativa; melhor acessibilidade, acompanhamento de cumprimento do pedido e disponibilidade de peças de reposição (níveis de estoque controlado).

Palavras-chave: gerenciamento estratégico, armazenagem, transporte, lucratividade, estoque.


1. Introdução

Começando falando do passado, logo após a Guerra Fria, as atividades econômicas não conhecem mais fronteiras nacionais e a competição agora é internacional.

Em nível mundial, as empresas, além da tradicional diferenciação dos produtos solicitada pelos próprio clientes, além das especificações complexas de produto e dos volumes reduzidos de produção, devem fazer frente à internacionalização, a uma sociedade informatizada, à necessidade de respeitar o ambiente, à dimensão social da própria atividade.

Como gerenciar o seu processo logístico, como eliminar falhas de atendimento com fornecedores, na terceirização da sua distribuição (a fim de se ter profissionalização de serviços, melhoria da qualidade, otimização de custos e da estrutura organizacional e foco no seu negócio - core business), como suportar uma falha de credibilidade, o que acontecerá com a marca da empresa, qual o retorno de investimento, etc.

Tudo isto deve ser suportado por um forte sistema de LOGÍSTICA e SEGURANÇA. A LOGÍSTICA funciona com um elo de ligação entre a produção e o marketing. Nós podemos dividir um forte sistema de LOGÍSTICA, em Gestão de Estoque, Gestão de Transporte, PCP, Suprimentos, Nível de Serviços e Margens, originando o famoso Suplly Chain Management (gerenciamento do fluxo de recursos e informações ao longo da cadeia de suprimentos, desde os fornecedores até os consumidores finais, objetivando melhores resultados de serviço e custo).

Muitas empresas de software