Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Alfabetização e Letramento

Trabalho por Juraci, estudante de Pedagogia @ , Em 01/01/1970

5

Tamanho da fonte: a- A+

FACULDADE JK – UMIDADE I – GAMA-DF 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
 
JURACI BEZERRA MARTINS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO MONOGRÁFICO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GAMA-DF 
2º SEMESTRE – 2012 
JURACI BEZERRA MARTINS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO MONOGRÁFICO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
 
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I e II, do 5º/6º períodos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade JK – Unidade I – Gama, sob orientação da Profª Maria Ferreira da Souza. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GAMA-DF 
2º SEMESTRE – 2012 
JURACI BEZERRA MARTINS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO MONOGRÁFICO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
 
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I e II, do 5º/6º períodos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade JK – Unidade I – Gama, sob orientação da Profª Maria Ferreira da Souza. 
 
 
Gama-DF, 08 de Novembro de 2012. 
 
__________________________ 
Prof ª. Maria Ferreira de Souza 
Orientadora de Estágio Supervisionado 
 
 
___________________________ 
Prof ª. Alessandra Ribeiro Guedes 
Avaliador (a) do Relatório de Estágio – TCC 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Agradeço a Deus por me proporcionar a realização do sonho de concluir o Curso de Pedagogia, a minha família, professores e amigos que me serviram como apoio e inspiração. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”. (JEAN PIAGET) 
RESUMO 
 
Este trabalho de conclusão de curso buscou a relatar a junção entre as teorias e práticas que se fundem em sala de aula no que diz respeito à alfabetização significativa e letramento na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como ocorre a relação entre professor e alunos dando prioridade a maneira com que o professor atua na iniciação da criança ao mundo da leitura e da escrita, percebendo a criança como um ser sociável que precisa manter relações com grupos sociais, família e a sociedade onde está inserido, como é trabalhado o tema proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. Verificando-o como é abordado no cotidiano escolar assuntos que remetem as realidades sociais e culturais, assim como também o incentivo a leitura de textos variados e também como se da à participação dos pais e da família no desempenho escolar do aluno e no incentivo do mesmo. Descrevendo como a escola e os professores valorizam e possibilitam aos seus alunos as trocas de experiências, materiais relevantes que trabalhem o cognitivo e o social, dando ênfase a uma educação que priorize uma alfabetização verdadeiramente significativa para o aluno, na qual o mesmo aprenda a ler a escrever e fazer a compreensão do mundo e de seus acontecimentos. Observando o aluno como ser em formação e o professor como um elo que apoia e incentiva a reflexão, criatividade, interação e novos aprendizados, que visem à alfabetização voltada para o social, trabalhando com diversos temas e conteúdos reflexivos onde capacitando o aluno a participar com precisão dos assuntos que envolvem a vida cotidiana e sua sociedade, assumindo seu papel de cidadão responsável, reflexivo, crítico,